A representante do Movimento em Defesa da Vida, do Comitê de Monitoramento e Resistência ao Covid-19 em Viamão, Iliete Citadin, participou da tribuna popular na sessão plenária desta terça-feira (11), na Câmara Municipal de Viamão – CMV, para manifestar-se sobre a pandemia pelo coronavírus e defender a necessidade de planejamento em relação à vacinação contra a Covid-19 e repudiar a volta às aulas presenciais sem que toda a comunidade escolar esteja imunizada.
“O Movimento em Defesa da Vida é composto por mais de 50 entidades representativas. Queremos o desenvolvimento de políticas para a compra de vacinas e insumos. Nesse sentido, é fundamental um planejamento cuidadoso, pois vivemos um período de incertezas. Acreditamos que as aulas só devem voltar à modalidade presencial quando toda a comunidade escolar for vacinada, pois há risco significativo de a situação piorar”, expõe Iliete.
A representante do Movimento em Defesa da Vida também disse que é preciso uma ampliação do auxílio emergencial, já que houve impacto negativo na economia, prejudicando grande contingente da população. “Há necessidade de apoio às pequenas e médias empresas para que sejam evitadas demissões”, pontua Iliete.
Na tribuna popular, a representante também afirmou que Hospitais de Campanha deveriam ser construídos para desafogar o Sistema de Saúde que já está sobrecarregado. Ela também destacou a necessidade de atenção em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, garantindo a segurança alimentar à população, sem agrotóxicos.