A Câmara Municipal de Viamão – CMV, por iniciativa do vereador Prof. Igor Bernardes – PL, realizou mais uma reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento Social e Econômico de Viamão na noite da última quarta-feira (29), no plenário Tapir Rocha. O tema abordado foi “Mulheres Empreendedoras”, com a participação da empresária Miriam Mainard, da rede Baita Super. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Milton Pires; o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão – Acivi, Rodrigo Herculano; o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Viamão – Consepro, Leandro Lopes; e a representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis – Creci, Iara Migon.
“O Fórum objetiva aproximar o Poder Legislativo das instituições da cidade e principalmente de todos aqueles que empreendem e geram o desenvolvimento do nosso município”, disse Prof. Igor. O vereador enfatizou que a proposta do evento é criar uma quebra de paradigma para a Câmara de Vereadores, a fim de que possam ser discutidos não somente os problemas, mas também as possíveis soluções às dificuldades. “Queremos entregar cada vez mais serviços de qualidade. Viamão avançou muito nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito. Tenho a convicção de que isso só acontecerá se houver uma parceria entre o poder público, as instituições e todas as pessoas que vivem e têm seus negócios aqui”, falou.
A empresária Miriam Mainard é diretora da rede de supermercados Baita Super e compartilhou a sua experiência na obtenção de sucesso no empreendedorismo. “Estou há 20 anos no Rio Grande do Sul no ramo de supermercados. Para empreender é preciso gestão emocional e financeira, além de investimento de tempo. São muitos os desafios que permeiam o trabalho do empreendedor, sendo necessário muito esforço e dedicação”, explicou.
Miriam citou que há uma estatística de que cerca de 70% das empresas fecham nos primeiros 5 anos. “Juntar dinheiro para montar um negócio é um desafio, e depois surgem outras etapas que precisam ser transpostas. Nesse sentido, o planejamento financeiro é fundamental”, pontuou.
Prof. Igor Bernardes reiterou que a realização de eventos que enfatizem o protagonismo feminino é relevante ao município. “Hoje em dia, mais de 50% dos CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) da cidade pertencem a mulheres, que lideram empreendimentos de todos os portes. Todas elas merecem o nosso reconhecimento, pois não é fácil empreender no Brasil”, afirmou.