Na sessão de quinta-feira (22), o vereador Dilamar de Jesus – PSB, defendeu a implantação de faixa azul, a partir da parada 42 até a Capital, em emenda no Projeto de Lei 013/2018, de autoria do Poder Executivo. De acordo com o parlamentar, muitos trabalhadores viamonenses se deslocam para Porto Alegre, principalmente no turno da manhã, e devido ao grande fluxo de veículos na rodovia ERS – 040, o congestionamento é inevitável.
Em Porto Alegre, a faixa azul que inicia, após a divisa com Viamão, o tempo de viagem dos ônibus reduziu em até 50%. “Hoje a ideia é da faixa azul a partir da parada 38. Mas é na parada 42 que se afunilam as linhas de transporte público. Quem vai para Porto Alegre, a partir das 6h da manhã sabe dos congestionamentos. Sempre vou trabalhar em prol dos rodoviários e dos trabalhadores e em busca de melhorias para o transporte coletivo”, afirma Dilamar.
O PL 013/2018 autoriza a Prefeitura firmar convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER/RS, implantando a demarcação para a utilização pelo transporte coletivo entre o horário das 6h às 9h, porém podendo ser utilizado em caráter de emergências, com o devido controle. O vereador enfatiza, ainda, que a emenda facilitará o trabalho de rodoviários e que todos que percorrem o trajeto de Viamão para Porto Alegre serão beneficiados.