A Câmara de Viamão votou e aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (22), a criação de uma faixa azul lateral para uso exclusivo dos ônibus, trecho entre a parada 38 até Porto Alegre. A proposição foi encaminhada pelo Poder Executivo e teve o apoio de todos os 21 vereadores. Porém, com emenda do vereador Dilamar de Jesus – PSB, a proposta é que a faixa azul inicie na 42.  A mesma faixa já em operação na Capital reduziu em até 50% do tempo de deslocamentos nas viagens realizadas do transporte coletivo de passageiros.
O PL 013/2018 autoriza a Prefeitura firmar convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER/RS, implantar a demarcação para a utilização pelo transporte coletivo entre o horário das 6h às 9h, porém podendo ser utilizado em caráter de emergências, com o devido controle. A implantação dará continuidade à faixa exclusiva já existente na avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre, a qual teve início de operação no ano de 2016.