O Legislativo viamonense aprovou o projeto de lei 11/2023, de autoria do vereador William Pereira – PTB, que institui o Dia de Doar no calendário oficial de Viamão, a ser comemorado anualmente na terça-feira subsequente ao Dia Nacional de Ação de Graças. A votação aconteceu na sessão plenária de hoje (25), no plenário Tapir Rocha.
O objetivo do parlamentar é promover a cultura de doação para fins de filantropia no município. “Queremos mobilizar indivíduos, empresas, entidades e governo por uma cidade mais generosa, voluntária e solidária, em especial para com as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos”, explica William. O vereador completa que é preciso incentivar a promoção de atividades relacionadas ao Dia de Doar nos órgãos públicos, além de divulgar as ações nos canais oficiais de imprensa e meios eletrônicos do município.
William também pontua que a Câmara Municipal de Viamão poderá oferecer diploma de parabenização aos munícipes que realizarem doações. “O Dia de Doar é um movimento para promover a generosidade. É uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas”, diz.
O vereador esclarece que, no Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014, o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente. “Lá fora, o Dia de Doar tem o nome de GivingTuesday, que significa Terça-Feira da Doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day)”, fala.
William Pereira informa que quem organiza e lidera a mobilização é a Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR. “O Dia de Doar é realizado como parte do Movimento por uma Cultura de Doação, com indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia”, finaliza o parlamentar.