A cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Viamão – CMV, que comandará os trabalhos do Poder Legislativo em 2022, aconteceu na tarde desta terça-feira (04), no Plenário Tapir Rocha. Na primeira sessão ordinária do ano, estiveram presentes o prefeito de Viamão Valdir Bonatto – PSDB; a delegada Marina Dillenburg, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Viamão; a delegada Marcela Brito, da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão; o tenente coronel Alexander Duarte, da Brigada Militar de Viamão; o delegado Eduardo Limberger do Amaral, da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Viamão; e o soldado Vieira, do 18º Batalhão de Polícia Militar.
O ex-presidente Luís Armando Azambuja – PSDB fez a transmissão do cargo para o novo chefe do Poder Legislativo em 2022, Professor Igor Bernardes – PL, que terá ao seu lado o vereador Luisinho do Espigão – PSDB, como 1º vice-presidente, vereador Thiago Gutierres – PSD, como 2º vice-presidente, e Sandro Elias (Preguinho) – DEM e Rodrigo Pox – PDT, respectivamente 1º e 2º secretários.
NOVO PRESIDENTE – O presidente Prof. Igor Bernardes falou sobre como será a gestão deste ano e as expectativas para o andamento dos trabalhos. “Vamos conduzir nossas atividades com responsabilidade, diálogo e transparência. Trabalharemos muito em prol da cidade, de forma colaborativa ao Poder Executivo, respeitando a independência dos Poderes”, explanou. Prof. Igor reiterou que seu objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas. “Estamos em um novo ano e, portanto, com o coração cheio de esperanças. Porém, precisamos, neste momento, ter o enfrentamento necessário à nova onda da Covid-19 que se apresenta. A Prefeitura está mobilizada e o Legislativo também está focado em atender a população viamonense de forma qualificada”, disse o presidente Prof. Igor Bernardes.
O novo chefe do Poder Legislativo reiterou que, atualmente, há um crescimento no número de casos de Covid-19 e que a vacinação deve ser incentivada para evitar casos mais graves da enfermidade. “É preciso que toda a comunidade esteja engajada no uso de máscara e de álcool em gel, assim como na lavagem frequente de mãos, contemplando as medidas sanitárias recomendadas. A vacinação, nesse sentido, é medida relevante que deve ser estimulada”, fala.
A Mesa Diretora emitiu Resolução válida até o dia 17 de janeiro, que estabelece medidas preventivas para conter o avanço da pandemia na cidade. “Para evitar aglomerações, fica determinado o fechamento da Câmara no turno da manhã para o público externo. Recomendamos que sejam priorizados atendimentos por videoconferência e com a utilização de outros recursos para promover o necessário distanciamento social”, pontuou o presidente.
PREFEITO – O prefeito Valdir Bonatto desejou sucesso à nova Mesa Diretora e falou sobre a importância do debate político para a construção de projetos relevantes ao município. “Desejamos um 2022 de paz, saúde e trabalho. Precisamos alertar a população para os cuidados no combate à pandemia. A velocidade de contágio é significativa. Ontem mais de 300 pessoas foram testadas e 24% do contingente foi diagnosticado com o vírus”, expôs.
O prefeito destacou que estão sendo realizados testes rápidos na população para que a conduta mais adequada possa ser adotada com agilidade, uma vez que o vírus H3N2, uma variante do vírus Influenza A, um dos principais responsáveis pela gripe, também acomete grande número de pessoas, com sintomas similares ao coronavírus. “Para reduzir a contaminação, quem apresenta sintomas ou teve contato com pessoas diagnosticadas com Covid-19 deve ir à Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h e fazer o teste, possibilitando, também, o correto diagnóstico das distintas enfermidades. As vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 são fundamentais”, diz Bonatto.
O chefe do Poder Executivo também afirmou que 17 funcionários da Secretaria de Administração e sete da Secretaria da Fazenda testaram positivo para Covid-19, assim como servidores da Secretaria de Agricultura.
ECONOMIA – Valdir Bonatto manifestou-se, também, sobre as ações em favor da retomada da economia da cidade. “Queremos promover projetos que gerem emprego e renda, diminuindo as dificuldades socioeconômicas do município. Por isso, gostaríamos de contar com a colaboração do Legislativo para a realização de sessões extraordinárias no final do mês de janeiro que possibilitem a votação de projetos relevantes para a economia local”, afirmou.