A Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos do Legislativo viamonense neste ano tomou posse nesta quinta-feira (04), em sessão solene, na Câmara Municipal de Viamão – CMV. O ex-presidente André Gutierres – Progressistas fez a transmissão do cargo para o novo chefe do Poder Legislativo em 2024, Luisinho do Espigão – PSDB, que terá ao seu lado, na Mesa Diretora, o vereador Rodrigo Pox – PDT, como 1º vice-presidente, vereador Markinhos da Estalagem – sem partido, como 2º vice-presidente, e Prof. Igor Bernardes – PL e Kiko – MDB, respectivos 1º e 2º secretários.

Também estiveram presentes na cerimônia, o prefeito Engenheiro Nilton Magalhães – PSDB; os secretários Igor de Souza (Administração), Márcia Culau (Educação) e Patrícia Barcelos (adjunta da Educação); o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Alexander Duarte, Tenente-Coronel Vinicios de Aguiar Ayres; Capitão Vânder Luís da Silva Madrid; e o Capitão Guilherme Bubolz Prestes. A União Tradicionalista Viamonense – UTV e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB (Subseção Viamão) também prestigiaram a solenidade, dentre outras entidades representativas do município.

GESTÃO 2024 – O novo presidente Luisinho do Espigão, que atua principalmente na zona rural, na região da Capororoca e Espigão, agradeceu a oportunidade de assumir o Legislativo viamonense e reiterou o seu compromisso em prol dos viamonenses. “Iniciar esta nova etapa na presidência da CMV é algo muito importante. Vamos continuar o nosso trabalho para auxiliar o Poder Executivo na entrega de obras, na melhoria da infraestrutura dos bairros e na promoção de avanços na educação e na saúde. Conto com todos os vereadores para alcançar este objetivo”, expõe.

CIDADE – Durante a solenidade, o prefeito Engenheiro Nilton Magalhães manifestou-se e enalteceu o engajamento do novo presidente nos movimentos em favor do desenvolvimento da cidade. “Luisinho é vereador de primeiro mandato e já chegou à presidência por sua competência e capacidade de agregar todos os campos políticos com sabedoria”, pontua. O chefe do Poder Executivo enfatizou que a cidade vive um novo momento e que muitas das melhorias assinaladas no município advêm do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal com sua função fiscalizadora e legisladora.

“Todos os presidentes do Legislativo nos últimos anos contribuíram com a devolução de recursos aos cofres públicos, viabilizando importantes ações da Prefeitura em favor da comunidade. O vereador André Gutierres – Progressistas, em sua gestão de 2023, efetuou a devolução de R$ 6 milhões para a Prefeitura, fruto das economias desta Casa e de um trabalho marcado pela seriedade e transparência”, destaca.

O prefeito citou, ainda, que Viamão ocupa o primeiro lugar no estado em gestão financeira e fiscal, sendo o 9º município em potencial de consumo. “Viamão está em um processo de atração de empresas. Houve um aumento de receita nos últimos três anos no município, o que faz com que nossa cidade seja recordista em investimentos. Dois dos maiores grupos supermercadistas chegam à cidade, proporcionando a geração de emprego e renda e fomentando a economia”, afirma.

Em seu balanço acerca das ações de gestão, o prefeito completa que Viamão apresenta destaque na atenção básica à saúde, com significativo percentual de vacinação. No âmbito da educação, Nilton Magalhães cita que 6,5 mil crianças estão em sala de aula e que a busca por avanços na rede municipal de ensino é um dos maiores compromissos da gestão. “Vamos continuar caminhando rumo a uma cidade com melhor qualidade de vida”, finaliza.

LUISINHO DO ESPIGÃO – Natural de Viamão, Luís Antônio Menezes de Souza, 46 anos, faz graduação em gestão pública. O novo presidente começou sua carreira profissional como ajudante de agricultor, passando a ter seu primeiro empreendimento no ano de 1996 no ramo do comércio e materiais de construção. No ano de 2005, mudou exclusivamente para o ramo de materiais de construção.  Em 2009, criou o piquete 2 pias (Salão do Luisinho), onde realizou diversos eventos culturais e solidários em prol da comunidade carente da zona rural. Ficou popularmente conhecido por ser um empresário ativo na causa social e idealizador de projetos sociais como o Natal Solidário da zona rural que já beneficiou mais de mil crianças.

Na área pública, concorreu pela primeira vez em 2020 e foi eleito como o vereador mais votado do PSDB com 1091 votos. Também foi nomeado presidente da Comissão de Constituição, Redação e Justiça (2021 e 2023) e participante das Comissões da Defesa dos Direitos e Bem-Estar Animal, Agricultura e Pecuária e Cultura.

Confira a composição da Mesa Diretora do Legislativo em 2024:

– Presidente: Luisinho do Espigão – PSDB

– 1º vice-presidente: Rodrigo Pox – PDT

– 2º vice-presidente: Markinhos da Estalagem – sem partido

– 1º secretário: Prof. Igor Bernardes – PL

– 2º secretário: Kiko – MDB