Na primeira sessão ordinária de 2025, realizada na tarde de ontem (18), os vereadores da Câmara Municipal de Viamão – CMV iniciaram o ano legislativo sob a condução do presidente Rodrigo Pox – Podemos. Também estiveram presentes no plenário Tapir Rocha, compondo a Mesa dos trabalhos, o prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti – PSDB, e o vice-prefeito Maninho Fauri – PSDB.

O prefeito Bortoletti elencou as prioridades de sua gestão para este ano e os projetos que já estão em andamento na cidade. “Esta Casa Legislativa tem tido uma grande importância no diálogo com a nossa cidade e com os Poderes estabelecidos. Na área da saúde, já começamos o Programa Zera Fila em Viamão. Há 7 mil pessoas que aguardam atendimentos clínicos nas Unidades de Saúde, sendo que 40% dessas pessoas já foram atendidas por meio das ações que estão sendo implementadas, diminuindo quase pela metade as filas na nossa cidade”, fala o prefeito.

Bortoletti citou outras melhorias que estão sendo realizadas no âmbito da saúde. “Houve a entrega de uma ambulância em Itapuã, que não foi fruto de nenhuma emenda parlamentar. Na semana passada, a prefeitura entregou dois carros de transporte social, com emendas parlamentares que totalizam R$ 500 mil para esta finalidade. Houve, ainda, uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para Obra e Infraestrutura”, pontua.

A respeito da área da Educação, o prefeito destaca a entrega de materiais para as crianças e o início de reformas nas escolas. “Em breve, entregaremos os uniformes. No inverno, haverá a entrega dos casacos que compõem o restante dos uniformes escolares”, complementa. Bortoletti também enfatizou que, no segundo semestre, iniciará a construção do Centro da Criança no antigo Ginásio de Cultura, a fim de contemplar o cuidado com as crianças que têm necessidades especiais.

“O Centro de Ensino Municipal para Pessoas com Autismo – CEMPA já está em funcionamento, e vamos mudar seu formato, congregando educação e saúde para transformar e melhorar a vida das crianças. Também foi disponibilizado o curso Análise do Comportamento Aplicada – ABA para os nossos professores no intuito de que melhoremos o atendimento às nossas crianças em sala de aula. Assim, aos poucos vamos evoluindo com essa pauta tão importante de nossa cidade, que se refere às nossas crianças autistas”, diz.

Na área de infraestrutura e mobilidade, o prefeito destacou o início das operações emergenciais de tapa-buraco, patrolamento e iluminação. “Com a chuva que aconteceu nos últimos dias, de grande proporção, acabamos perdendo muito. Enquanto não conseguirmos pavimentar tudo, ainda sofreremos com essa situação, mas vamos em frente para mais melhorias no município”, fala.

O prefeito disse, ainda, que a sua gestão é marcada pelo diálogo e participação popular. “Ouviremos todas as lideranças comunitárias e vamos discutir com a população, mas, acima de tudo, respeitar o projeto que foi aprovado nas urnas”, reitera. Bortoletti explanou que a cidade está em busca de empregos e distribuição de renda, de forma que há necessidade de uma legislação que permita criar mecanismos que proporcionem alcançar este objetivo. “Como exemplo, temos um projeto de desafetação de área para que possamos fazer a doação a empresas que já estão negociando conosco a sua vinda para Viamão. Hoje nós geramos 20 mil empregos. Minha meta é que o cidadão viamonense deixe de ir para as cidades vizinhas e possa trabalhar na nossa cidade”, enfatiza. O prefeito completou que está sendo criado um Banco de Empregos em Viamão, gerenciado pela Prefeitura, com o objetivo de fortalecer as empresas, a formação do cidadão e a conexão entre empresas e população.

O Executivo protocolou alguns projetos de lei na Câmara para viabilizar o planejamento do Governo para a cidade. “Deixo cinco projetos nessa Casa Legislativa, sendo um de remuneração de médicos, pois estamos com o projeto Zera Fila e identificamos que a melhor forma de atender a nossa população é termos o Programa Mais Médicos, passando a remunerar hora extra aos mesmos, o que é muito mais barato para o Poder Público”, pontua.

Com relação ao Conselho Tutelar, o prefeito propõe um projeto para melhoria da remuneração dos Conselheiros e uma readequação dos horários e da função. Além disso, Bortoletti citou um projeto de isenção do IPTU das ruas Américo Vespúcio Cabral e Coronel Marques de Andrade, proporcionando que aqueles que se adaptarem às adequações necessárias de padronização visual (calçadas, fachadas e outros elementos), tenham dois anos de isenção do IPTU. Todos os projetos de lei protocolados pelo Executivo serão apreciados pelas Comissões Permanentes e, posteriormente, apreciados e votados em sessão plenária.

LIDERANÇA DE GOVERNO – No final de sua manifestação, o prefeito Bortoletti anunciou que o novo líder do Governo é o vereador Thiago Gutierres – PSD e a vice-líder do Governo é a vereadora Duda Peres – PSDB, que conduzirão os interesses da cidade e do Executivo na Câmara de Vereadores.