O presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, Luís Armando Corrêa Azambuja – PSDB, manifestou-se na sessão plenária desta terça-feira (03), sobre o relatório de gestão do primeiro semestre da Secretaria da Saúde, que contempla todos os bairros e vilas do município, divididos em quatro grandes regiões – Viamópolis, Santa Isabel, Rural e Centro. A Secretaria da Saúde é conduzida pelo prefeito e secretário da Saúde Valdir Bonatto – PSDB.

“O Legislativo viamonense efetuou a doação de R$ 2 milhões para o Poder Executivo investir na área da saúde e nos esforços de combate ao novo coronavírus. Portanto, constatar os avanços e melhorias na saúde do município é uma prioridade para nós”, disse o vereador Luís Armando.

POSTOS DE SAÚDE COM HORÁRIO AMPLIADO – O presidente da CMV enfatizou que três Unidades Básicas de Saúde têm horário de funcionamento ampliado até às 20h e que a vacinação em Viamão avança de maneira crescente na cidade. ” Toda a população deverá estar imunizada em breve. O município disponibiliza a vacinação contra a Covid-19 com organização e agilidade. Além disso, três postos de saúde, localizados em Águas Claras, São Lucas e Santa Isabel, estão abertos até às 20h, promovendo testagem em relação à Covid-19, vacinação, pronto atendimento e consulta médica. A ampliação de horário era uma demanda da comunidade e continuaremos a cumprir todos as propostas de nossa campanha”, falou o vereador.

Foto: Priscila Muzykant / Presidente da CMV fez exposição sobre principais itens do relatório de gestão

Conforme exposto no relatório do primeiro semestre, nove Unidades de Saúde receberam espaço exclusivo para atendimento a suspeitos e infectados pela Covid-19, com fluxo separado da rotina da Unidade. Também foram realizados mais de 8 mil testes nas Unidades Referência, de março a junho, contabilizando 15.688 atendimentos nas Unidades, desafogando a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e o Hospital Viamão. No relatório de gestão, também há referência à ampliação de 40 leitos clínicos exclusivos para pacientes Covid-19.

CESTAS BÁSICAS E REFAZ VIAMÃO- Na tribuna da CMV, o presidente Luís Armando Azambuja destacou que haverá a entrega de mais de 25 mil cestas básicas para os pais de alunos matriculados nas 62 escolas municipais e também da educação infantil na cidade.  O vereador também falou sobre o Refaz Viamão, programa que objetiva promover a retomada econômica no município, construindo possibilidades de reorganização da cadeia de produtos e serviços e possibilitando o desconto no pagamento de dívidas para com o município.