Na tarde desta quinta-feira (20), o presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, Prof. Igor Bernardes – PL e o segundo secretário, vereador Rodrigo Pox – PDT receberam comitiva de moradores do bairro São Cristóvão, que buscam auxílio acerca do processo de reintegração de posse envolvendo a área. O vereador Eraldo Roggia – PTB, esteve presente.
O processo data da década de 90, considerando-se um processo razoavelmente antigo. De acordo com o presidente da Câmara, a secretaria de planejamento e habitação informou que moradores já buscaram junto a prefeitura meios para regularizar seus terrenos, bem como advogados para representar a causa.
Segundo informou a secretaria, os proprietários originais pedem a reintegração de posse.
A área reivindicada pela empresa Sociedade Territorial Tarumã gira em torno de 78 hectares, o que representa quase a totalidade da área territorial do bairro.
A prefeitura se colocou à disposição dos moradores para fazer a mediação das partes, para que não haja descompasso no andamento do restante da ação, além de coletar informações acerca da área do terreno, de onde acaba e termina e o que está sendo reivindicado pela parte autora. A prefeitura, no mês de novembro, se manifestou sobre o caso e, desde então, o processo está parado. Agora, aguardam movimentação por parte dos moradores para dar continuidade às manifestações.
O presidente da Câmara, Prof. Igor Bernardes e o vereador Rodrigo Pox – PDT, se colocaram à disposição dos moradores, prestando todo auxílio referente às dúvidas. Por sua vez, os cidadãos ficaram de formar uma comissão composta por seis pessoas para poderem dar seguimento ao processo.
A comissão de moradores voltará a se reunir na próxima terça-feira (25), às 14h, na Câmara Municipal de Viamão.