Na sessão ordinária desta terça-feira (23), a presidente do Sindicato dos Municipários de Viamão – SIMVIA, Maria Darcila Tinoco participou da tribuna popular, juntamente das professoras Karla Renée e Adriana Damasceno. Na ocasião, a pauta defendida pelas professoras foi o reajuste salarial do quadro municipal de Viamão.

As servidoras defendem que o reajuste dos salários tenha como data base o dia 30 de março.

“ O reajuste anual é um direito de todo trabalhador, seja ele servidor público ou da iniciativa privada, garantido pela Constituição Federal  e pela CLT”, explica Tinoco.

O que é defendido pelo sindicato é garantido por lei, que prevê a garantia de aumento de salário para que todos os trabalhadores possam ter remuneração equivalente aos aumento da inflação.

Maria Darcila Tinoco entrega abaixo-assinado e ofício ao presidente da CMV, Luís Armando Azambuja

O Presidente da CMV, Luís Armando Azambuja – PSDB manifestou-se acerca da tribuna popular e diz que já existe a lei que prevê o reajuste anual salarial na data pedida pelo sindicato.

Ainda, para completar sua fala, o chefe do legislativo citou a lei municipal nº 4581/2017 que dispõe sobre o estatuto dos servidores públicos, bem como o reajuste de 5%  firmado pelo prefeito Valdir Bonatto – PSDB no dia 29 de outubro. Na ocasião o PL 161/2021, foi votado e aprovado por unanimidade.

Na ocasião, o prefeito Bonatto parabenizou os servidores da Prefeitura, destacando a dedicação dos trabalhos prestados à sociedade viamonense. “E o reajuste é uma forma de reconhecimento, respeito e manifestação de carinho que devemos a todos os servidores e servidoras”, diz o prefeito Bonatto.

“A sintonia dos entendimentos e agilidade do Poder Executivo, em prol dos benefícios, direitos e benefícios aos servidores públicos são fatos que contemplam aqueles fazem e nos orgulha, nos bons serviços nas áreas da saúde, educação, obras, assistência social, esporte, cultura, lazer, desenvolvimento econômico, fazenda, entre outras diversas áreas, serviços e ações que desenvolvemos a sociedade, nas mãos e esforços desses trabalhadores e trabalhadoras da Prefeitura de Viamão”, completou o vereador Armando.