Na sessão plenária desta terça-feira (23), da Câmara Municipal de Viamão – CMV o Conselheiro Municipal de Cultura pelo Segmento Audiovisual, Rui Atílio Rostirolla, manifestou-se na tribuna a respeito da Política de Municipalização Audiovisual com o intuito de fortalecer a economia criativa no âmbito metropolitano e sobre a V Conferência Municipal de Cultura de Viamão. Estava presente Celso Broda, que falou também sobre o setor.

Broda pediu apoio dos vereadores e vereadoras acerca do tema, para que tenha mobilização do legislativo junto à Conferência Municipal de Cultura, no próximo dia 27 de novembro de 2021.

Celso Broda fala sobre a importância da cultura na cidade de Viamão

“É de suma importância para a economia criativa e solidária que ocupamos esse espaço nesta tarde. O setor cultural, pela primeira vez, tem um conselho registrado. Foi um ano muito difícil, muito duro, por isso pedimos espaço ao presidente desta Casa para o segmento audiovisual. Por isso convido a todos para que no próximo sábado (27), cada vereador e vereadora se mobilizem junto aos fazedores de cultura de Viamão. Nós precisamos de mobilização de todos que lutam pela cultura do município”, diz Celso Broda.

Outra pauta defendida por Rostirolla e Broda é a criação de um fundo municipal do audiovisual.

“Queremos que os vereadores representantes da comissão de cultura apresentem projetos para a cultura, que participem, estamos abertos para participação de membros do conselho. Buscamos uma organização horizontal, coletiva e solidária, acreditamos que isso vai impactar em geração de renda dentro da economia criativa, pois a informalidade não é sinônimo de economia criativa”, diz Ruy Atílio.

No evento do dia 27, será feita a escolha dos 13 representantes dos segmentos culturais do próximo Conselho Deliberativo, da Diretoria, bem como dos Delegados Estaduais. De acordo com Rui e Celso, estarão presentes os fazedores de cultura no município.