O presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, Luisinho do Espigão – PSDB, protocolou, na Casa Legislativa, a indicação 17/2024, que propõe a realização de estudos sobre a criação do Escritório de Defesa Agropecuária de Águas Claras/Viamão. A indicação é uma sugestão remetida à apreciação do Poder Executivo e não é votada em plenário.
Conforme exposto na justificativa da proposição, a Inspetoria de Defesa Agropecuária de Viamão atende os municípios de Viamão, Alvorada e Porto Alegre, realizando atendimentos ao público. “Cerca de 90% dos produtores são de Viamão, sendo o município (dos três atendidos pela unidade) com o maior número de produtores rurais. Assim, esta indicação considera a existência de grande demanda e a necessidade de conferir mais agilidade e melhor distribuição dos trabalhos”, fala o presidente.
Luisinho do Espigão explica a relevância da proposta, enfatizando que o Escritório de Defesa Agropecuária de Águas Claras atenderia ao menos 55% dos produtores rurais de Viamão das regiões de Ponta do Aterro, Faxina, Pimenta, Águas Claras, Morro Grande, Lombas, Estiva e Capão da Porteira, entre outras localidades distantes do centro da cidade. “Haveria mais facilidade no acesso de ônibus ou outro veículo, uma vez que o estacionamento no centro de Viamão atualmente é um grande empecilho e fonte de reclamações dos produtores”, pontua.
DEFESA AGROPECUÁRIA – A Inspetoria de Defesa Agropecuária de Viamão é uma unidade local da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, responsável pela execução dos programas nacionais de sanidade animal no município.
O presidente da Câmara enfatiza que a inspeção veterinária tem um papel fundamental na segurança alimentar e na saúde dos animais, de maneira a fiscalizar o cumprimento da legislação, inspecionar produtos de origem animal, elaborar programas de controle e erradicação de zoonoses, além de realizar inspeções antes do abate dos animais. A inspeção veterinária também busca identificar eventuais problemas de saúde que possam comprometer a segurança dos alimentos, fiscalizar equipamentos, utensílios, instalações, higiene dos colaboradores e controle de pragas.
“A Inspetoria de Defesa Agropecuária realiza ações de educação sanitária, controle, cadastramento e fiscalização sanitária dos estabelecimentos rurais, dos animais e seus produtos, zelando pela saúde pública do município e, por consequência, do Estado, no intuito de proteger a saúde do cidadão gaúcho e a economia do Estado”, elucida Luisinho do Espigão.