O presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, Rodrigo Pox – Podemos, destacou, na sessão plenária de quinta-feira (03), o significativo aumento no número de casos de dengue confirmados em Viamão, que já passa de 1,3 mil e as ações de enfrentamento ao problema que estão sendo implementadas pelo município.
O Exército Brasileiro iniciou a montagem do Hospital de Campanha em Viamão ontem (03), após a solicitação da prefeitura, que decretou estado de emergência em saúde pública em decorrência da elevação dos casos de dengue em diversos bairros da cidade. A montagem do Hospital de Campanha está sendo feita pelos militares do 3º Batalhão de Suprimento do Exército, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e a previsão é de que seja concluída nesta sexta-feira, quando deve entrar em funcionamento. Serão disponibilizados 30 leitos para hidratação.
Além disso, desde ontem (03), os soldados do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada, de São Leopoldo, uniram-se aos agentes de saúde do município para as ações preventivas contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Estão sendo realizadas varredura nas casas, eliminação de focos, pulverização costal, borrifação intradomiciliar e UBV veicular. Conforme informações da Prefeitura, as equipes estarão nas ruas diariamente, batendo de porta em porta, a fim de intensificar as ações contra a doença.
“O enfrentamento dessa doença está sendo muito bem conduzido pela secretária de Saúde Michele Galvão e pelo prefeito Rafael Bortoletti, junto a todo o seu grupo de trabalho. Já foi solicitada a ajuda do Exército e a montagem do Hospital de Campanha, além de mutirões nos bairros mais afetados, medidas fundamentais para o combate ao problema”, fala Rodrigo Pox.
O presidente da CMV completa que é muito importante investir na mobilização de toda a comunidade para que todos participem de forma efetiva do combate à doença, cuidando para não acumular água parada em reservatórios que podem tornar-se criadouros para o mosquito Aedes aegypti. “Todos nós precisamos fazer a nossa parte para combater essa doença tão grave e séria que avançou na nossa cidade, principalmente na região das Augustas, Cecília, Paraíso e Jari, que estão com muitos casos”, finaliza.