Na manhã desta segunda-feira, aconteceu a apresentação do Relatório Anual de Gestão de 2024 da Secretaria Municipal da Saúde, na Câmara Municipal de Viamão – CMV. Esteve presente para explanação dos dados, a secretária da Saúde, Michele Galvão, e demais membros da equipe de trabalho. As despesas totais com saúde em 2024 foram de mais de R$ 144 milhões.

A secretária de Saúde, Michele Galvão, explanou que, no ano de 2024, foram realizadas mais de 100 mil visitas domiciliares, cerca de 368 mil atendimentos individuais, mais de 245 mil procedimentos e aproximadamente 31 mil atendimentos odontológicos. Além disso, foi contabilizado um total de 226.256 atendimentos clínicos realizados pelos médicos nas Unidades de Saúde durante o ano de 2024, havendo destaque, também, para as mais de 342 mil consultas de enfermagem nas US. Sobre as consultas de enfermagem pré-natal, no ano passado foram realizados 11.557 atendimentos médicos nas Unidades de Saúde.

Outro destaque exposto pela Secretaria de Saúde é o Programa Saúde na Escola (PSE) que objetiva uma integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O município de Viamão pactuou 100% dos estabelecimentos de ensino municipal, estadual e federal para o ano de 2024. Durante o período de pactuação 2023/2024, o Programa Saúde na Escola (PSE) englobou um total de 96 estabelecimentos de ensino (entidades, escolas municipais e estaduais).

“A atuação do PSE em 2024 alcançou 100% dos estabelecimentos pactuados, promovendo a integração de ações de saúde de forma abrangente”, citou o diretor do Departamento de Atenção à Saúde, Felipe Veloso. Além das escolas pactuadas o programa expandiu suas atividades para incluir 13 novas escolas de educação infantil, buscando promover a saúde integral dos estudantes, abrangendo desde ações de promoção da saúde até a prevenção de doenças.

DENGUE – Em meio à epidemia de dengue que se apresenta na cidade, a Secretaria de Saúde prestou contas sobre o Programa de Combate às Endemias, em que, durante o 1º quadrimestre de 2024, foram realizadas 205 pulverizações em todas as regiões do município que apresentaram casos positivos para dengue (um total de 1126 casos contabilizados no ano passado).

A Prefeitura de Viamão assinou, na última terça-feira (25), um decreto de emergência em razão do aumento dos casos de dengue em diversos bairros da cidade, considerando o cenário e risco epidemiológico dessa doença, conforme apontado pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, bem como as diretrizes fixadas pelo Ministério da Saúde. Há uma elevação de mais de 450% nos casos de dengue na cidade em comparação ao ano passado. O decreto foi emitido para agilizar ações de enfrentamento, controle e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, a fim de garantir mais rapidez na mobilização de recursos, contratação de serviços e implementação de medidas emergenciais.

OBRAS – No que se refere às obras, foi citada a continuidade dos serviços de ampliação e reforma da US São Tomé, que tem 46% dos serviços executados, com encaminhamento de aditivo de serviço e contrato para itens necessários verificados durante a execução dos serviços. Há, agora, uma previsão de entrega de mais cinco meses após esta aprovação do processo e a paralisação do atendimento na unidade para os trabalhos internos no prédio existente.

Outro destaque é a continuidade dos trabalhos de Ampliação e Reforma da US Luciana, com 34% de execução. A previsão foi alterada em decorrência dos problemas climáticos do período, mais a necessidade de aditivos para itens necessários e não previstos na ampliação. Assim, a nova previsão de entrega será para outubro de 2025.