O vereador Dédo Machado – MDB protocolou, na Câmara Municipal de Viamão – CMV, o projeto de lei 171/2021, que institui a Semana Municipal de Tratamento e Prevenção de Feridas Crônicas, integrando-se ao calendário oficial de eventos do município com ações realizadas na semana do dia 16 de agosto. A proposição ainda será apreciada pelas Comissões Permanentes da Casa Legislativa para, posteriormente, ser votada em sessão plenária.

O PL prevê a realização de ações educativas através de palestras, seminários e conferências, objetivando a sistematização da assistência aos portadores de feridas, com enfoque no tratamento e prevenção.

O vereador Dédo Machado destaca que a Semana Municipal de Tratamento e Prevenção de Feridas Crônicas é necessária para que o tratamento e prevenção seja implantado em toda a rede de saúde municipal. “As feridas crônicas demoram muito a cicatrizar e podem, inclusive, não fechar, caso o curativo ideal não seja realizado e se a causa da ferida não for tratada. O maior exemplo são as lesões ou úlceras”, fala o parlamentar. Ele completa que independentemente da gravidade, as feridas agudas seguem um ritmo normal de recuperação, caminhando para a cicatrização num prazo satisfatório. “As feridas crônicas, ao contrário das feridas agudas, não seguem o que seria o tempo satisfatório de recuperação, podendo levar até anos em tratamento”, expõe o vereador Dédo na justificativa do projeto.