O projeto de lei 04/2018, de autoria do vereador Guto Lopes – PSOL, foi aprovado na sessão de ontem (22), na Câmara Municipal de Viamão – CMV. A proposição institui o programa Lições de Primeiros Socorros na Educação Básica da rede escolar em todo o município, com o selo Vai Lucas, uma forma de homenagem a uma criança vítima de acidente em escola.
O objetivo da matéria é possibilitar que os alunos aprendam a maneira mais adequada e segura para lidar com situações de emergência e que exijam intervenções rápidas. Além disso, professores e funcionários também devem receber capacitação para a aplicação de primeiros socorros, possibilitando atendimento imediato no caso de acidentes.
VAI LUCAS – Segundo o vereador Guto Lopes, a motivação do projeto é a história de Lucas Begalli Zamora, de apenas 10 anos, que foi em um passeio da escola. No local, foi servido cachorro quente na hora do lanche. Lucas engasgou com um pedaço de salsicha e não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada (conhecida como manobra de Heimlich ou de desengasgo). Quando o socorro médico chegou, houve a detecção de morte cerebral e ele faleceu dois dias depois, em decorrência de asfixia mecânica.
“Precisamos incentivar que as creches e escolas da cidade ofereçam o treinamento aos funcionários e professores, evitando assim novas tragédias”, fala o vereador Guto Lopes. A família de Lucas iniciou um movimento que gerou o interesse para que Câmaras de diversas cidades apresentassem projetos com esse mesmo teor.