Na sessão plenária da última quinta-feira (20), os pilotos e empresários Ondino Dutra e Márcio Sanchez utilizaram a Tribuna Popular na Câmara, para apresentação do projeto de um Polo Aeronáutico em Viamão, na região de Águas Claras. De acordo com os empresários, o objetivo é atrair investimentos do setor, tais como unidades de comércio, serviços e fábricas do setor, além de incentivar o turismo através de voos panorâmicos, esportes aéreos e um local de convivência. Inclusive já houve a assinatura de um contrato com uma empresa do segmento de serviços aeronáuticos (Drawanz Manutenção de Aeronaves), que deve iniciar sua operação no local, ainda neste ano.
Dutra destacou que o Polo Aeronáutico tem potencial de gerar 500 empregos diretos através de um mercado potencial. “O projeto é de grande importância para Viamão, tendo em vista que o município será um dos grandes beneficiados com a geração de emprego e renda para a população”, destacou.  Para o presidente da Casa, vereador Dilamar de Jesus (PSB), é interesse dos vereadores dar agilidade às pautas que são importantes para o desenvolvimento econômico e social da cidade. O projeto de lei que está sendo finalizado pelo Executivo, e nos próximos dias deverá ser encaminhado à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores, institui o Programa de Desenvolvimento do Setor Aeronáutico e de Defesa de Viamão (VIAMAOAERO), que concede incentivos aos empresários que implantarem suas empresas no Polo Aeronáutico em Viamão.
O Aeródromo de Viamão já se encontra em operação em Águas Claras e está habilitado para receber aeronaves de pequeno e médio porte, inclusive com operações noturnas. O encontro contou ainda com a participação dos representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, da Prefeitura de Viamão, Anderson Goulart e Alexandra Reis da Silva.