Na sessão plenária desta quinta-feira (15), foi aprovado o projeto de lei 51/2023, de autoria do vereador Thiago Gutierres – PSD, que denomina Rua Laura Terezinha de Fraga Amador, o trecho atualmente intitulado como Beco A, que tem início na Rua Ênio Ibias Lacerda, com extensão até a Rua dos Pescadores, localizada em Itapuã.

LAURA AMADOR – A homenagem justifica-se, segundo o vereador Thiago Gutierres, pelo fato de Laura Terezinha de Fraga Amador ter sido uma das pioneiras, junto com seu esposo, no corte de pedra onde atuava diretamente preparando os tiros de pólvora em pedreiras da região de Itapuã, onde também atuou na agricultura familiar e como doméstica.

“Dona Laura teve uma jornada incrível de exemplo e superação. Na comunidade, foi atuante no orçamento participativo e também nas sessões da Câmara de Vereadores para conquistar a aprovação da construção do tão sonhado posto de saúde para a região na época”, destaca Thiago.

O vereador rememora que Laura era analfabeta até os 50 anos de idade, quando ingressou no primeiro projeto de educação de Jovens e Adultos na região. “Seu maior objetivo era alfabetizar-se para poder ler a Bíblia, considerada uma grande ferramenta de fé e esperança. Dona Laura marcou a região de Itapuã pelas muitas amizades e por ter sempre sua casa aberta para ajudar aqueles que precisavam. Teve, na sua trajetória, a atitude de acolher algumas pessoas e dar a elas abrigo e carinho como mãe”, pontua.

Laura Amador faleceu em novembro de 2021, aos 77 anos de idade, devido a complicações da Covid-19. Seu lugar de despedida foi na Comunidade Evangélica Ministério do Impossível, onde durante alguns anos exerceu sua fé.

Outro projeto de lei aprovado no plenário Tapir Rocha, também elaborado por Thiago Gutierres, é o de número 30/2023, que denomina Beco da Faxina, o logradouro com início na ERS 040, na parada 78A, no bairro Águas Claras, distante 1,3 km da antiga Estrada das Laranjeiras, denominada atualmente por Estrada Coronel Edmundo dos Santos Abreu.

“Esta via é popularmente conhecida como Beco da Faxina, sendo inclusive localizada em mapas, como o Google Maps, por este nome. Todavia, a nossa legislação não prevê a denominação desta via, de modo que o presente projeto tem como objetivo sanar essa omissão e resolver problemas ocasionados pelos moradores do local pela falta de legislação”, esclarece o parlamentar.