Na tarde desta terça-feira (14), o presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, vereador Luís Armando Azambuja – PSDB e o vereador Jonas Rodrigues – Cidadania, receberam o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Viamão (Consepro), Luiz Lorenzi e Leandro Lopes, representando a OAB Subseção Viamão. O objetivo da reunião foi apresentar o relatório do projeto “Rumo Certo” para o legislativo viamonense.

O projeto, que é uma parceira do Consepro Viamão, Brigada Militar do RS – 18º, Prefeitura Municipal de Viamão, OAB Viamão e Sindicato Rural de Viamão, visa promover os órgãos de segurança pública atuantes no município de Viamão, especialmente a Brigada Militar, de recursos tecnológicos para agilizar o atendimento na área rural do município, com redução do tempo da resposta às ocorrências; dar condições para que novos efetivos possam atuar em toda àrea do 18º BPM sem prévio conhecimento da área da atuação; criar meios que possam viabilizar o planejamento de estratégias para necessidade de cercos e barreiras e reduzir os custos operacionais e desgaste das viaturas. 

O presidente do Consepro explica que o processo de georreferenciamento tem a finalidade também de diminuir os índices de criminalidade da área rural do município, bem como o acesso aos serviços de emergência, como o SAMU, por exemplo.

A iniciativa é inspirada no “Projeto Novo Rumo”, da região de Erechim, desenvolvido a partir de 2016 em parceria entre o 13º BPM e os Sindicatos Rurais e Consepros da região. O projeto Rumo Certo Viamão envolve as seguintes atividades:

  • Mapeamento detalhado das vias rurais do município;
  • Georreferenciamento das sedes das propriedades rurais, incluindo a coleta de dados cadastrais das mesmas;
  • Criação e manutenção de cadastro informatizado das propriedades rurais;
  • Identificação física do acesso às propriedades através da instalação de placas padronizadas;
  • Disponibilização de aparelhos celulares Android nas viaturas da Brigada Militar, preferencialmente alocadas na Patrulha Rural, contendo aplicativo de mapas;
  • Carregamento do mapa customizado e posições das propriedades nos celulares das viaturas;
  • Treinamento das guarnições na utilização do equipamento GPS embarcado;
  • Instalação de sistema de localização dos cadastros da Sala de Operações do 18º BPM em Viamão, e treinamento dos atendentes; 
  • Manutenção  contínua dos cadastros, atualização dos mapas e georreferenciamento de novas propriedades aderentes, bem como atualização dos dados nos GPS das viaturas e Sala de Operações. 

Lorenzi explica que foi feito um trabalho de mapeamento longitudinal e latitudinal da região rural de Viamão. Os moradores contribuíram com valores para a colocação das placas informativas e, agora, as custas do projeto giram em torno de R $12 mil, para ser fechado. 

“A placa não é obrigatória, mas o georreferenciamento já tem. Hoje temos 1050 propriedades georreferenciadas. Por exemplo, imagina uma ocorrência na Estrada da Pimenta, o morador informa o código do georreferenciamento para a Brigada, esse código é acessado via sistema e o mesmo é informado para a viatura. Essa ideia, nós pegamos em Erechim. Aqui em Viamão tivemos, no início, a parceria do Major Itacir e hoje, temos o apoio do Tenente Coronel Alexsander. Ou seja, nós damos a estrutura para a Brigada juntamente com o aporte financeiro”, explica Lorenzi.