O presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, Luís Armando Azambuja – PSDB, promulgou a resolução nº 06/2021, de autoria da vereadora Fátima Maria – PT, que cria a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana no âmbito da CMV.

A parlamentar esclarece que a intenção é criar um espaço de debate para as questões relacionadas aos povos tradicionais de matriz africana, dentro do âmbito do município, sem prejuízo da competência do Conselho Municipal que rege a matéria, a fim de propor estudos e soluções que alcancem todos os viamonenses, nos limites do interesse local.

“O objetivo desta Frente Parlamentar é garantir direitos, efetivar a cidadania, combater o racismo e a discriminação sofrida pelos povos e comunidades tradicionais de matriz africana”, fala a vereadora Fátima Maria.

A resolução prevê que a Frente Parlamentar mantenha relação com o Poder Público Estadual e Municipal, Ministério Público e com a Ordem dos Advogados do Brasil, além de outras frentes parlamentares similares, como entidades não governamentais, inclusive de outros Estados e Municípios.

OBJETIVOS – A Frente Parlamentar pretende acompanhar as políticas públicas direcionadas às Comunidades Tradicionais de Matriz Africana em Viamão, assim como monitorar a execução de planos e projetos, além de discutir e sugerir proposições legislativas correlatas aos Povos de Matriz Africana, elaborando também estatutos, protocolos de intenções e outros documentos.

COMPOSIÇÃO – A referida Frente Parlamentar será composta de vereadores que aderirem voluntariamente, representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais com comprovado compromisso com a causa, assim como qualquer pessoa da sociedade civil, com idade superior a 18 anos, com relevante compromisso com as questões dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

Os trabalhos da Frente Parlamentar serão coordenados por um presidente e um vice-presidente, que terão mandato de um ano e serão escolhidos mediante aprovação da maioria absoluta de seus membros presentes na data da eleição.