A resolução 2/2024, de autoria do vereador Dédo Machado – MDB, foi promulgada pelo presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, Luisinho do Espigão – PSDB, instituindo a Frente Parlamentar em Defesa da Extensão da linha Nordeste da Trensurb. O objetivo é promover o diálogo entre os órgãos competentes, a Trensurb e a comunidade viamonense, de maneira a incentivar a melhoria nas condições de mobilidade dos moradores e usuários dos meios de transporte.

A Frente Parlamentar deve receber sugestões da população e encaminhá-las às autoridades competentes, propondo medidas para a solução dos problemas e dificuldades identificados. O grupo de trabalho também promoverá debates, seminários, audiências públicas e outras atividades que possibilitem a ampliação do conhecimento e discussão sobre os serviços de transporte, principalmente no que se refere à extensão da Linha Nordeste, que beneficiaria o município de Viamão.

Além disso, a resolução estabelece que a Frente deve buscar, junto a parlamentares estaduais e federais, apoio no que se refere a emendas que viabilizem a extensão da referida linha. Também é competência do grupo elaborar relatórios e pareceres sobre a qualidade do serviço de transporte, propondo medidas corretivas e de implantação.

COMPOSIÇÃO – A Frente Parlamentar será composta inicialmente por cinco membros, podendo  outros aderirem, posteriormente, por conta própria. Os membros da Frente Parlamentar escolherão entre si um coordenador e um vice-coordenador, que terão a responsabilidade de representar o grupo em suas atividades.