A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Viamão – AMAV realizou, na última sexta-feira (01), no plenário Tapir Rocha, uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, Prof. Igor Bernardes – PL; as vereadoras Denise Guedes – PSDB e Isabel Rodrigues – Mandato Coletivo Teremos Vez; e os vereadores Thiago Gutierres – PSD, William Pereira – PTB e Rodrigo do Bar – Cidadania. No encontro, o presidente da AMAV, prof. Ricardo Medeiros, e a secretária da referida Associação, Sabrina Adams, assim como outros representantes, expuseram um relatório de demandas em favor da educação inclusiva. Também participou da reunião, a representante do movimento “Pra Elas, Com Elas”, Magda Chagas.

O presidente da AMAV, prof. Ricardo Pereira, disse que é preciso haver mais investimentos em políticas públicas para pessoas com autismo. “Há necessidade de mais profissionais qualificados para o diagnóstico, permitindo que haja um atendimento precoce para a implementação das terapias que são importantes para o desenvolvimento. Palestras e exposições sobre conteúdos educativos a respeito do assunto também devem ser oferecidos à população. Cerca de 60% das crianças atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) são autistas. A AMAV está aberta ao diálogo e busca a cooperação do município para os avanços necessários”, explica Ricardo.

A secretária da AMAV, Sabrina Adams, esclarece que a Associação busca auxiliar famílias que se deparam com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela enfatiza a relevância da qualificação profissional nos âmbitos da saúde e da educação para o atendimento adequado às demandas. “Entendemos que a capacitação e qualificação necessárias aos profissionais que prestarão atendimento às crianças com espectro autista deve ser contemplada. É importante haver um protocolo que seja referência sobre como agir adequadamente no atendimento. O ensino para crianças com espectro autista é distinto e precisamos de mais investimentos em relação a isso”, fala.

As Comissões Permanentes da Educação, Ciência e Tecnologia; Saúde e Bem Estar Social; Defesa da Criança, do Adolescente, das Minorias e dos Direitos Humanos; e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência receberam as demandas elencadas pela AMAV e farão encaminhamentos ao município em uma ação mediadora.