O vereador Rodrigo Pox – PDT, pediu destaque na sessão desta quarta-feira (12), para falar a respeito do seu Projeto de Lei 054/ 2017, que tramita na Câmara, e que busca criar um plano de acompanhamento psicológico e psiquiátrico aos Conselheiros Tutelares de Viamão.
QUEM CUIDA DO CUIDADOR é um acompanhamento que deverá abranger uma capacitação com curso de formação, com carga horária mínima oito horas, a ser realizado após a eleição e antes do início do mandato. O curso deverá ser ministrado por psiquiatras e psicólogos e visará proteger a saúde emocional dos conselheiros tutelares.
Um dos artigos defende a fixação de placas indicativas nas dependências das sedes dos conselhos sobre quais são os atendimentos psicológicos e psiquiátricos disponibilizados. A fiscalização do cumprimento da lei poderá ser realizada pelo Conselho municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.
“São evidentes as dificuldades que um conselheiro tutelar enfrenta ao desenvolver suas atividades. Dentre elas podemos citar o fato do profissional vivenciar situações em que crianças são encontradas em condições de extrema vulnerabilidade. Situações que mexem com o emocional do profissional que precisa manter-se forte pra seguir atendendo as demandas”, destacou Pox.
O atendimento, conforme o vereador, além de beneficiar a saúde do profissional refletirá na maneira como ele atenderá a comunidade. O vereador Igor Bernardes – PPS, confirmou que a rotina de muitos conselheiros não é nada fácil e o projeto vem auxiliar os profissionais. Outro vereador que apoiou o projeto, Evandro Rodrigues – PSDB, relatou que conhece bem a rotina de um conselheiro.
“Minha mãe já atuou como conselheira e garanto que esse projeto vem para diminuir traumas de quem lida com tantos problemas, que a sociedade desconhece”, revelou Evandro Rodrigues.