A Câmara de Viamão entregou nesta terça-feira, o diploma de parabenização ao tradicionalista viamonense, Manoel Francisco Rodrigues. Por iniciativa do vereador Sérgio Ângelo – PV, a homenagem foi concedida pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e pela criação do grupo Folclórico Alegria dos Pampas, em 1984, na comunidade da vila Cecília.
“É uma justa homenagem ao seu Manoel Francisco Rodrigues, que sempre procurou cultivar a tradição gaúcha, e principalmente levar o tradicionalismo para dentro das instituições de ensino”, salientou o vereador Sérgio Ângelo.
O tradicionalista iniciou os ensaios de invernadas no salão da igreja da vila Cecília. Em 1993, inaugurou a sede própria do galpão, que fica na parada 11. Em 1997, o Grupo Parceria, chamado Grupo dos 8, trabalhavam juntos pelo tradicionalismo: CTG Gildo de Freitas, CTG Madrugada Campeira, CTG República Rio-grandense, CTG Guaibense, CTG Guapos da Amizade, CTG Amanhecer na Querência, CTG Chama Nativa e CTG Alegria dos Pampas.