Em visita ao Palácio Piratini, nesta segunda-feira (11), o vereador Márcio Katofa – PSB, acompanhou a entrega do Selo para Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR, do Governo Federal. Katofa indicou o Resort Vila Ventura, de Viamão, para o recebimento da certificação, com verba destinada ao incentivo turístico.
No encontro estiveram presentes, o governador do RS, José Ivo Sartori – MDB, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz e o proprietário do Vila Ventura, Samuel da Silveira. A proposta, de acordo com o vereador Katofa, foi indicada, através da assessoria do deputado estadual, Elton Weber – PSB.
Os programas buscam organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística, através de prévios processos de planejamento das regiões turísticas. A partir do planejamento são propostas intervenções públicas a serem implantadas de forma que o turismo venha a constituir uma verdadeira alternativa econômica geradora de emprego e renda principalmente para a população local.
Os investimentos são operacionalizados pelo Ministério do Turismo (MTur), que orienta tecnicamente as propostas estaduais e municipais, em parceria com organismos multilaterais, em especial o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Corporação Andina de Fomento que atuam como financiadores internacionais.
“Sabemos da importância que é termos mais uma vez, o Vila Ventura no hall nacional como rota turística do nosso Estado”, destacou Katofa. O Vila Ventura hospedou a seleção equatoriana, durante a Copa de 2014, no Brasil. A seleção Brasileira e os times da dupla Grenal costumam se hospedar no empreendimento durante as temporadas preparatórias para campeonatos.
“O Selo do PRODETUR dá o direito aos empresários do ramo turístico a expandirem seus empreendimentos, dando melhor qualidade, e diferenciando os seus atrativos de hospedagem e lazer aos seus clientes. O Vila Ventura, e mais quatro estabelecimentos, são os únicos no Rio Grande do Sul a terem a certificação, o que enche o nosso município de orgulho”, finalizou Katofa.
COMO PLEITEAR
Para acesso à linha de crédito do PRODETUR, é necessário atender aos seguintes requisitos:
  • Elaboração de carta-consulta à COFIEX para autorização de contratação de financiamento internacional dentro de suas respectivas capacidades de endividamento;
  • Cada Estado ou município deverá selecionar as áreas turísticas prioritárias para recebimento dos investimentos;
  • Para cada área priorizada, deverá ser elaborado um Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), que orientará a execução do financiamento;
  • Os PDITS deverão ser avalizados pelos respectivos Conselhos de Turismo.