Começou nesta quarta-feira (13), as obras do viaduto entre as duas principais rodovias de Viamão RS-040 e RS-118. O governador José Ivo Sartori – MDB, esteve na cidade para acompanhar o lançamento da obra. O presidente da Câmara Municipal de Viamão, Francinei Bonatto – PSDB, também participou do evento, juntamente com outros vereadores e autoridades da prefeitura e do Governo do RS.
O viaduto terá vão livre de 5,5 metros e pista dupla e também fica prevista uma futura duplicação da rodovia. A obra atende a uma reivindicação da comunidade para reduzir os congestionamentos, principalmente durante a temporada de verão. O trecho integra uma das principais rotas entre a Região Metropolitana e o Litoral Norte.
Os serviços serão executados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Serão investidos R$ 16 milhões, com recursos oriundos da praça de pedágio de Viamão.
“Todo mundo sabe como fica esse trecho, principalmente no veraneio, completamente congestionado. Do jeito que está, não pode ficar. Vamos começar as obras logo”, afirmou o governador. Sartori também salientou a importância de qualificar a infraestrutura da região. “A  118 é prioridade número um do nosso governo, sempre disse isso. Imaginem vocês, para um estado que não pode financiar nem um centavo, o esforço que tivemos que fazer. E fizemos”.
“O grande desafio era retomarmos todas as atividades da 118. Acredito que em três anos e meio conseguimos avançar bastante. Estamos indo para a fase final e não podia faltar, através da EGR, a oportunidade de conectarmos tudo isso ao viaduto, que passa a ser extremamente importante à circulação dos veículos e à fluidez do trânsito regional”, acrescentou o governador.
Licença ambiental
A Secretaria dos Transportes e a EGR receberam a licença ambiental para a construção do viaduto em abril deste ano. O documento, emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), atesta a viabilidade do empreendimento e autoriza o início das obras, ato marcado pela solenidade desta quarta-feira (13).
Duplicação à vista

Somando os investimentos desde 2015 até agora, o governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes, aportou mais de R$ 82 milhões na ERS-118. Ao todo, são 22,4 quilômetros em obras ou em processo de licitação. O trecho vai do entroncamento da BR-116, em Sapucaia do Sul, até o encontro com a Freeway (BR-290), em Gravataí.

Em alguns trechos da duplicação está sendo usada uma tecnologia inédita no Brasil: a máquina fragmentadora ressonante de concreto, para recuperar o lote 2 (do km 5 ao 11) da ERS-118. O equipamento, trazido dos Estados Unidos, gera economia para o Estado ao utilizar tecnologia ressonante que fragmenta blocos de concreto e os reaproveita na reconstrução do trecho.

Acordo de Resultados
A duplicação da ERS-118 integra o Acordo de Resultados 2018, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários pelo governo do Estado. Os compromissos envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. A rede de governança prioriza as demandas sociais com intuito de construir um governo mais eficiente, ágil e menos burocrático para entregar os serviços.