Na sessão ordinária desta terça-feira (08), foi realizada a sessão solene em homenagem aos 17 anos da Lei Maria da Penha. Através da iniciativa da vereadora Fátima Maria – PT, enquanto presidente da Procuradoria Especial da Mulher da CMV, assim como da vereadora Denise Guedes – PSDB e da vereadora Eda Regina – PDT. Juntamente às vereadoras, o vereador William Pereira – PTB, em nome da Frente Parlamentar Dos Homens Pelo Fim da Violência Contras as Mulheres, também foi um dos proponentes da referida homenagem.
As parabenizações foram feitas à Delegacia da Mulher de Viamão, representada pela delegada titular, Marina Dillenburg, e para a soldado Maria Luiza Diniz Abadie, por seus serviços prestados em prol da segurança das mulheres no município. A Soldado Maria Luiza Diniz Abadie destacou-se em suas atribuições na Patrulha Maria da Penha por ter realizado um grande número de visitas às vítimas de violência doméstica e psicológica, prestando apoio e fiscalizando o fiel cumprimento das medidas protetivas de urgência.
A vereadora Fátima Maria fez menção à significância da Lei Maria da Penha e frisou o impacto positivo que culminou no redirecionamento da vida de mulheres vítimas de violência após a sua implementação. “Nós destacamos esta data como um momento importante, sendo o aniversário da Lei Maria da Penha. Nesses 17 anos, muitas coisas melhoraram, muitas mortes foram evitadas e muitas vidas foram redirecionadas a partir destes trabalhos”, disse a parlamentar.
A soldado Maria Luiza Diniz Abadie mencionou seus colegas de equipe no agradecimento pela homenagem e elucidou a respeito do trabalho prestado dentro da Patrulha Maria da Penha.”É uma honra estar recebendo esta homenagem, representando o meu Batalhão. Gostaria de estendê-la aos demais colegas que fazem parte da Patrulha Maria da Penha, pois sabemos que ninguém constrói nada sozinho. A Patrulha Maria surgiu na Brigada Militar em 2012. Nossa proposta é trabalhar principalmente após o deferimento da medida protetiva. Nós buscamos trazer a fiscalização da medida protetiva para saber se ela está realmente sendo cumprida”, concluiu a soldado.
A delegada Marina Dillenburg agradeceu pela homenagem, lamentando a ausência do restante da equipe de policiais, fazendo referência às dificuldades que a Brigada Militar tem enfrentado no município de Viamão, com falta de efetivo e condições de trabalho precárias. “De todas as delegacias do Estado, Viamão é a cidade que mais efetua prisões. É o município que mais vem se qualificando, tanto em número de prisões, quanto na instrução dos inquéritos policiais. Nós fazemos mais do que conseguiríamos em condições normais. Somos policiais civis e realizamos um juramento, mas as condições em que estamos trabalhando não são nem um pouco ideais e isto deve ser visto e revisto pelo governo”, enfatizou a delegada.