A lei municipal 5092/2023, de autoria do vereador Xandão Gomes – Republicanos, institui o Setembro Amarelo em Viamão, campanha destinada a conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio. A campanha faz parte do calendário oficial anual de eventos do município.
O objetivo da lei é alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas, além de estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas, a fim de ampliar a discussão sobre o problema. A lei pretende, assim, estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.
Conforme o Ministério da Saúde, a prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, devendo ir além dela, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio. A prevenção deve ser também um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.
CVV – A maior parte dos casos de suicídio pode ser evitada ao procurar ajuda profissional de um psicólogo e/ou psiquiatra, além do auxílio de outras redes de apoio, como o Centro de Valorização da Vida – CVV, uma associação filantrópica que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
Os contatos com o CVV são feitos pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.