Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo, um movimento mundial que objetiva conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que há prevenção. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações são desenvolvidas em todo o país.

A maioria dos casos de suicídio pode ser evitada ao procurar ajuda profissional de um psicólogo e/ou psiquiatra, além do auxílio de outras redes de apoio, como o Centro de Valorização da Vida – CVV, uma associação filantrópica que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Os contatos com o CVV são feitos pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.

LEI MUNICIPAL – A lei municipal nº 5092/2021, de autoria do vereador Xandão Gomes – Republicanos, institui o Setembro Amarelo em Viamão para ajudar na prevenção ao suicídio. Com a lei, sempre que possível, será feita a iluminação em amarelo e a aplicação do símbolo da campanha ou sinalização alusiva ao tema nas edificações públicas municipais durante todo o mês de setembro.
Além disso, o intuito é alertar e promover o debate sobre o suicídio e suas possíveis causas, contribuindo para a redução dos casos na cidade.

“É necessário estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção. O objetivo central desta lei é valorizar a vida”, enfatiza o parlamentar.