Os vereadores William Pereira – PTB e Kiko – MDB mencionaram, na sessão plenária de ontem (28), os trabalhos de limpeza e desassoreamento de arroios na cidade, que minimizaram os transtornos ocasionados por ciclones extratropicais que acometeram o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias com volumes expressivos de chuva.

“Com as limpezas, não houve transtornos no Capão da Porteira como antes, quando havia casas alagadas pela metade das paredes, com problemas no Beco dos Botinhas, Beco do Pedro Felipe e Beco do Laçasso, na Boa Vista”, disse.

William destacou que se mobilizará, juntamente à prefeitura, para buscar uma solução para os alagamentos em parte do Beco do Laçasso. “Este é um problema crônico, para o qual há necessidade de esforços da Empresa Gaúcha de Rodovias – EGR, que administra a ERS 040. Vamos buscar melhorias, a fim de que a comunidade não seja atingida quando houver outro período de chuvas”, afirmou.

O vereador também citou os alagamentos em Itapuã, justificando que a ocorrência foi resultado da elevação do nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, que atingiu 3,18 metros na tarde de quarta-feira (27), de acordo com a Defesa Civil da cidade. “Precisamos pontuar que a subprefeitura, a Secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil prestaram todo o auxílio necessário à comunidade, retirando as pessoas das casas alagadas e levando para dentro da Escola Municipal de Educação Infantil Odete Bernardes”, falou.

O vereador Kiko, morador da Augusta há 30 anos, também enfatizou as melhorias verificadas na região. “Trabalhamos muito para que os moradores não sofressem mais com as enchentes. Tudo o que aconteceu no Estado, em decorrência dos temporais, foi muito triste e desolador, com mortes e perdas variadas. Felizmente, não tivemos alagamentos na Augusta dessa vez. Houve apenas um pequeno represamento da água na estrada Caminho do Meio, mas em um trecho que já pertence à Alvorada”, explicou.