Na sessão plenária desta quinta-feira (2), o vereador Rodrigo Pox, integrante da bancada do Podemos, falou sobre a situação que o município e o Estado do Rio Grande do Sul estão enfrentando, enfatizando que medidas preventivas a estes cenários deverão ser planejadas no futuro. O parlamentar também colocou-se à disposição da comunidade para a prestação de qualquer tipo de auxílio necessário.
As fortes chuvas dos últimos dias têm desencadeado uma série de desastres no Estado do Rio Grande do Sul. São centenas de milhares de pessoas desabrigadas, municípios e populações ilhadas e óbitos em decorrência das enchentes. A previsão é que as chuvas continuem nos próximos dias, sendo que a orientação é que os moradores das localidades atingidas se afastem das áreas e também de regiões onde ocorreram enchentes recentemente.
Em Viamão, a situação de calamidade também se alastra entre os bairros mais vulneráveis em aspectos de infraestrutura, e a Prefeitura segue monitorando e prestando apoio aos moradores afetados. Nesta semana, o Poder Executivo municipal reuniu-se com o Comitê de Crise, junto às secretarias e departamentos, a fim de traçar estratégias de amparo às famílias, bem como a manutenção imediata de reparos de infraestrutura nos pontos mais críticos da cidade.
“Infelizmente, nós estamos atravessando dias muito difíceis em nossa cidade e em nosso Estado. Há regiões que estão lidando com um cenário de muitas mortes e pessoas que não foram resgatadas. Estamos acompanhando o posicionamento do governador, junto ao governo federal. Em Viamão, nós estamos recebendo diversos chamados pelas redes sociais, mas não tivemos notícia de nenhum óbito. No momento, sabemos de alguns arroios que não suportaram a vazão da água. Precisamos nos preparar para os próximos fenômenos climáticos. Há necessidade de criação de projetos de prevenção em relação a esses eventos, na tentativa de proteger a população e a cidade”, fala Rodrigo Pox.
Por fim, o vereador salientou que tem sido desenvolvido trabalho voluntário em favor das vítimas das enchentes pela entidade Clube de Mães Nova Vida, na comunidade Helenita, localizada na Vila Elza. O Clube tem auxiliado moradores, oferecendo alimentação durante o dia e servindo como ponto de coleta de doações de roupas e alimentos.
“Na comunidade da Helenita, nós temos a presença de uma associação, presidida pelo Diego, que fez o resgate de famílias e levou para o Clube de Mães, que se encarregou de dar o devido apoio e acolhimento, junto à Assistência Social da prefeitura de Viamão. O trabalho está sendo feito com a ajuda de outros voluntários e vizinhos, pois sabemos que este é um momento em que toda ajuda é bem-vinda. Fica a nossa solidariedade aos trabalhadores, às pessoas que estão tendo inúmeras perdas com tudo isso. Ficamos à disposição da comunidade”, concluiu.
CONTATOS ESSENCIAIS E PONTOS DE COLETA DE DOAÇÃO
PARA RECEBER AUXÍLIO – LONAS, ROUPAS, ALIMENTOS:
Whatsapp da Assistência Social – (51) 99706-4607.
PARA RELATAR RISCO DE DESLIZAMENTO, ALAGAMENTO OU RISCO DE VIDA:
Mande mensagem Whatsapp para a Defesa Civil, (51) 99788.6527 ou ligue para os Bombeiros (193).
PARA FAZER DOAÇÕES:
Água, alimentos não-perecíveis, material de higiene, colchão, roupa de cama, roupas (principalmente para crianças)- Complexo Ana Jobim – atendimento 24 horas – atrás da UPA Viamão, na parada 36, Av. Senador Salgado Filho, 2205;
Secretaria de Educação – até às 17hs – no Calçadão Tapir Rocha, 49 – Centro;
Sub-Prefeitura de Águas Claras – até às 17hs – na ERS 040. Km 27, parada 82, número 18919.