Foi aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira (16), da Câmara Municipal de Viamão – CMV o requerimento nº 142/2021 de autoria do vereador Alex Boscaini – PT que pede a criação de Frente Parlamentar do Não ao Lixão, Contra a Implantação de Aterro Regional na Região do Cantagalo/ Passo D’Areia, Zona Rural de Viamão.
Segundo dados apresentados no texto do requerimento, o Comitê de Bacias produziu parecer contrário a esta implantação. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), segundo seus estudos, aponta que o local é de grande potencial hídrico e uma das melhores águas do Estado.

“Não está prevista nenhuma preocupação socioambiental no Processo/Projeto. Inclusive as duas tentativas frustradas da Prefeitura de fazer Audiência Pública, encontrou grande resistência por parte da população a ponto de não acontecerem. A Legislação municipal não prevê este tipo de empreendimento na Zona Rural”, diz o vereador Alex.

O parlamentar destaca a importância do movimento, além de salientar os impactos que o aterro traria para aquela região.

“Desde 2018, o Movimento Não ao Aterro, Não ao Lixão apresenta argumentos contrários a esta ação, pois o local apontado como viável, pela empresa, trata-se da Fazenda Montes Verdes, de 174 ha, fazenda essa que contém cerca de oito nascentes de Água Cristalina, a água das nascentes citadas, desembocam na Bacia do Gravataí, que atende boa parte das necessidades hídricas da Região Metropolitana. Compreende-se que a água é uma necessidade e direito de todas as espécies, que serão penalizadas com a contaminação da água, ar e solo”, finaliza.