A expectativa da Secretaria da Saúde de Viamão, é alcançar nessa etapa inicial, em torno de 12 mil imunizações, com objetivo de iniciar os demais grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde

O presidente do Legislativo municipal, vereador Luís Armando Azambuja – PSDB, abriu a reunião representativa da Câmara Municipal, desta quarta-feira (10), relatando que a Prefeitura de Viamão através da Secretaria Municipal da Saúde já recebeu 9.472 vacinas contra a Covid-19, para administrar a primeira e segunda dose na população viamonense.

De acordo com o vereador Armando, as aplicações das doses da vacina contra a Covid-19 em Viamão, manterão, nesse primeiro momento, prioritariamente realizadas entre os profissionais/trabalhadores da saúde, UBSs, em farmácias, laboratórios e funerárias, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), indígenas, quilombolas, além dos idosos da 2ª etapa.

O vereador Armando enfatizou que a 2ª etapa do processo de imunização contra a Covid-19 no município de Viamão, teve inicio na manhã da última segunda-feira (8), e que a ação é organizada pela Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e visitando pessoas acamadas (especificamente idosos e deficientes já cadastrados na SMS), além de idosos com idade a partir de 85 anos.

Para mapear o município, a SMS dividiu Viamão em quatro macrorregiões (Centro, Santa Isabel, Rural e Viamópolis), onde cada uma delas vai contar com duas equipes de profissionais.

Cada pessoa vacinada vai receber orientações de possíveis eventos adversos ocasionados pela medicação. De acordo com a SMS, existe a possibilidade das pessoas imunizadas sentirem dor no local da aplicação da vacina, cansaço e um pouco de febre. Em casos de reações adversas, as pessoas vacinadas são orientadas a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Todos os idosos já atendidos nas UBSs e cadastrados no Viamão Saúde já estão na listagem.

Aqueles que não utilizam serviços de UBS ou não têm o cadastro no Viamão Saúde, podem enviar seus dados (Nome, Data de Nascimento, CPF, Endereço e Telefone) para o e-mail vacina@viamao.rs.gov.br ou pelo Whatsapp 3054-7505

Nos próximos dias estão sendo aguardadas a disponibilização de mais doses da vacina contra a Covid-19 para Viamão, com a expectativa de alcançar nessa etapa inicial, em torno de 12.000 imunizações, com objetivo de iniciar os demais grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde.