O vereador Fabrício – MDB protocolou, na Casa Legislativa, o projeto de lei 152/2021, que institui 11 de maio como o Dia Municipal da Conscientização sobre a Hanseníase em Viamão. A proposição ainda passará pelos trâmites regimentais e será votada, posteriormente, em sessão plenária.

De acordo com o PL, o objetivo é difundir informações sobre a hanseníase, além de realizar atividades de conscientização para que a mesma seja compreendida na sociedade como uma doença com tratamento e cura.

O dia 11 de maio foi escolhido por marcar a inauguração do Hospital Colônia de Itapuã, em 1940. Conforme o vereador Fabrício, o hospital abrigou mais de 3 mil indivíduos, entre homens, mulheres e crianças acometidos de hanseníase.

“A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, o que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada. A hanseníase tem cura”, enfatiza o parlamentar. O vereador Fabrício explica que, hoje em dia, os portadores da enfermidade recebem remédios gratuitamente e com tratamento em casa, além de acompanhamento médico nas Unidades Básicas de Saúde.