Na noite desta quarta-feira (03), o vereador suplente Rubem do Saneamento – PDT, que ocupa a cadeira do vereador Rodrigo Pox – PDT, realizou Audiência Pública para tratar dos Contratos e Prestação de Serviços Públicos da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). O evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Público e Sustentável, a qual o vereador Rubem representa.

Presidindo a mesa, estava o vereador Rubem do Saneamento, e para compor a mesma, a deputada estadual Juliana Brizola – PDT, representando a Assembleia Legislativa, o vereador Markinhos da Estalagem – PSB, representando a Comissão de Obras e Serviços Públicos, o presidente da ALTA (Associação Civil do Lago Tarumã), Luiz Henrique Feijó Machado e Arilson Wünsch, presidente do Contrato de Serviços da CORSAN (Sindiágua/RS).

Foto | Natássia Ferreira – Composição da Mesa

Representando a Câmara Municipal, além do vereador Markinhos, estavam William Pereira – PTB e Rodrigo do Bar – Cidadania.

O presidente do Sindiágua/RS apresentou dados sobre a Corsan e frisou a necessidade de defender a entidade, que pode ser privatizada.

“Quando investimos em saneamento e lutamos pela Corsan, estamos lutando pela saúde, pela educação pela segurança. Saneamento de qualidade é investimento em pilares básicos da sociedade”, diz Wünsch.

Arilson Wünsch alerta sobre o aditivo contratual que está sendo enviado às administrações municipais. Esse aditivo tem a finalidade de viabilizar as negociações sobre os serviços e privatizações da CORSAN.

De acordo com o sindicato, o documento é irregular.

“Dezenas de prefeitos já informaram que não irão assinar o contrato estipulado pelo governo do Estado e que a maioria dos gestores municipais estão receosos com a medida”, afirmou o presidente do Sindiágua, Arilson Wünsch.

Foto | Natássia Ferreira – Presidente do Sindiágua/RS, Arilson Wünsch.

O vereador William Pereira – PTB, representando a Comissão do Saneamento Básico, manifestou-se sobre o abastecimento de água na zona rural e destacou que está aberto ao diálogo sempre.

Foto | Natássia Ferreira – Vereador William Pereira – PTB

 A deputada estadual Juliana Brizola falou sobre a importância do diálogo entre comunidade e políticos, enfatizou a necessidade de lutar pelos serviços públicos essenciais para a sociedade.

“O governado Eduardo Leite mentiu na sua campanha, se vendeu como uma pessoa aberta ao diálogo, mas não fez nada disso. O governador não tem me parece, um projeto para o nosso estado. Desmontou o plano de carreira do magistério. Outro problema é vender o patrimônio público, por isso existia o plebiscito, no mínimo a gente precisava ouvir a população, precisamos ouvir as pessoas, as mais impactadas quando vender o nosso patrimônio. Neste momento de grave crise na economia, desemprego que assola a população, a pandemia que impactou a vida de todos nós, o governador Eduardo Leite, encaminhou, em regime de urgência projeto sobre a privatização da Corsan. Não se privatiza água, energia, saúde, serviços essenciais não podem ser privatizados. Na pandemia a gente viu a importância do serviço público, na pandemia, o SUS foi a base e podemos ver a necessidade dos serviços públicos. A gente está tratando de um serviço essencial que não é para nós, mas sim para as futuras gerações”, diz a deputada Juliana Brizola.

Foto | Natássia Ferreira – Deputada estadual Juliana Brizola – PDT defende os serviços públicos e o diálogo com a população