Na sessão plenária desta terça-feira (14), os vereadores, Markinhos da Estalagem- Agir, Preguinho (Sandro Elias)- União Brasil e Rodrigo Pox-Podemos realizaram uma fala em agradecimento aos voluntários viamonenses que estão prestando ajuda humanitária neste momento de crise que o Estado do Rio Grande Sul está enfrentando.
Os parlamentares citaram não somente a comunidade que está envolvida na linha de frente da coordenação dos abrigos, mas também as doações que estão sendo feitas através de estabelecimentos locais, pontos de coleta e iniciativas de moradores da região de Viamão e distritos pertencentes ao município.
O vereador Rodrigo Pox parabenizou as lideranças que estão na linha de frente dos abrigos, o Poder Executivo municipal, e destacou que a comunidade de Viamão está dando um exemplo de solidariedade e união em um trabalho incansável de apoio às famílias mais afetadas pelas enchentes.
“O que o Rio Grande do Sul tem vivido é algo muito triste. Assistimos as principais localidades que perderam muitas vidas, num momento em que seguimos contabilizando e mapeando perdas. Nossa cidade teve o privilégio de ser poupada. Na maioria das regiões, a prefeitura agiu rápido e muitas pessoas já puderam voltar para suas casas. Eu gostaria de parabenizar as pessoas que estão no fronte diariamente. Temos muitos colegas envolvidos na coordenação de abrigos, o Poder Executivo municipal fez sua parte, assim como cada um de nós segue ajudando como pode. Portanto, Viamão está de parabéns pela corrente de ajuda que fez, com um trabalho incansável, estendendo a mão, em solidariedade aos que mais precisam”, concluiu.
Na sequência, o vereador Preguinho, agradeceu à comunidade que está prestando ajuda e contribuindo como pode, de acordo com a sua realidade. “A palavra que trago hoje é de gratidão. Não importa se pensamos que é muito ou pouco, tudo o que se faz de coração, é bem-vindo. Aquela pessoa que oferece um copo de água tem o mesmo valor que aquele que está contribuindo com uma carreta. O Estado está mobilizado em uma ação conjunta, muito bonita, de solidariedade. Optei por fazer a minha parte no anonimato e creio que muitas pessoas estão fazendo o mesmo. Recebemos caminhões de doações de Curitiba e Santa Catarina. Estamos seguindo de acordo com o que temos condições de fazer e este é o verdadeiro espírito que devemos ter neste momento”, disse.
Por fim, o vereador Markinhos da Estalagem parabenizou a comunidade viamonense pelo engajamento nos diversos tipos de auxílio e enfatizou que a crise ainda não acabou, solicitando que a população siga prestando ajuda da maneira que puder.
“Gostaria de parabenizar a todos que, de alguma maneira, saíram da sua zona de conforto para ajudar a quem mais precisa neste momento tão difícil. Aqueles que fabricaram marmitas, os que disponibilizaram seus automóveis, e todas as pessoas que estão envolvidas. Nos unimos de uma forma nunca vista antes. Nossa cidade criou uma corrente muito forte de solidariedade. Portanto, gostaria de agradecer a cada um que está engajado. Sabemos que ainda não acabou e que não podemos baixar a guarda. Essas pessoas ainda precisam de nós. Hoje completamos 10 dias com os abrigos abertos, e começamos a enfrentar dificuldades, como a queda no número de voluntários. Sabemos que isso é normal, assim como o movimento de doações tende a enfraquecer. Frente a isso, solicitamos que a população siga auxiliando como pode, pois entendemos que a crise ainda está longe do fim”, concluiu.