Foi aprovado na Câmara Municipal de Viamão – CMV, o projeto de lei 85/2020, de autoria do vereador Maninho Fauri – PSD, que autoriza pagamento do adicional de insalubridade, no percentual de 40%, a todo trabalhador da saúde que esteja vinculado ao atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). A medida é assegurada pelo tempo que perdurar o surto ou a pandemia.
“Estes profissionais estão na linha de frente, lidando diretamente com o público e expostos a riscos devido à pandemia do Covid-19. Assim, o pagamento do valor da insalubridade é necessário a todos os profissionais da saúde do município nos setores que estiverem vinculados diretamente ao atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, como no hospital, Unidades Básicas de Saúde – UBSs e Unidade de Pronto Atendimento – UPA”, fala o vereador Maninho Fauri.
A proposição determina aplica-se o adicional no percentual de 40% também aos trabalhadores da saúde que já recebem em incidência ou percentagens menores.