Foi aprovado, por 12 votos favoráveis, quatro contrários e três abstenções, na sessão plenária desta terça-feira (23), da Câmara Municipal de Viamão – CMV o requerimento nº 208/2021 de autoria do vereador Igor Bernardes – PL e assinados pelos vereadores Thiago Gutierres – PSD, André Gutierres – Progressistas, Rodrigo do bar – Cidadania, Diego Santos – PSD, Markinhos da Estalagem – PSB, William Pereira – PTB, Luisinho do Espigão – PSDB, Luís Armando Azambuja – PSDB e Keno do Jari – PSDB, que pede a anulação da sessão plenária que julgou as contas das gestões de Alex Boscaini (PT) e Valdir Bonatto (PSDB). À época, o Tribunal de Contas recomendou a reprovação das contas de Alex Boscaini e a aprovação das contas de Valdir Bonatto. Porém, a votação da sessão aprovou as contas de Boscaini e reprovou as de Bonatto. A justiça deu ganho de causa a Bonatto, anulando a decisão de reprovação.
De acordo com o requerimento, a referida reprovação e todos os atos deliberados naquela ocasião serão refeitos, corrigindo-se os ritos necessários.
O líder no governo, vereador Igor, falou a respeito do requerimento.
“Se a própria justiça reconheceu como equívoco da Câmara aquela sessão, podemos dizer que houve um vício e incorreções nos trâmites daquele processo. Entendo que cada um de nós precisa tomar uma decisão, e essa Casa precisa se adequar ao rito. Quero fazer esse registro, para deixar clara a minha posição. Estive aqui na legislatura passada, foi uma sessão muito conturbada, e mais uma vez nós estamos discutindo questões de legalidade com relação aos atos, ali na frente, se for o acaso, fazer as correções dos atos apontados por aqueles a quem compete, a quem cabe julgar e que estão imbuídos no poder correto, que é judiciário”, explica o parlamentar.