Nesta quarta-feira (12), os vereadores da Câmara Municipal de Viamão – CMV realizaram a última sessão representativa do recesso parlamentar deste ano, que encerra no dia 15 de fevereiro. As sessões ordinárias serão retomadas na próxima terça-feira (18), em horário regimental, a partir das 16h, no plenário Tapir Rocha. Hoje, a Comissão Representativa realizou a leitura das correspondências em geral e outros documentos recebidos pela Mesa, além da votação da ata da sessão representativa 05/2025.

Os vereadores debateram algumas pautas, como as dificuldades enfrentadas com a prestação do serviço de energia elétrica da CEEE Equatorial e também da Companhia Riograndense de Saneamento  – Corsan. O presidente da CMV, Rodrigo Pox – Podemos, destacou que as privatizações culminaram em uma piora dos serviços prestados, gerando transtornos à população viamonense. “Vamos fiscalizar a Equatorial e a Corsan de forma efetiva e fazer os necessários encaminhamentos ao Ministério Público. Há muitos problemas com postes quebrados e fios caídos que provocam a falta de energia elétrica na cidade, havendo necessidade de uma resolução sobre isso. Também vamos cobrar, enquanto representantes do povo, melhorias no serviço de prestação de água, pois nossa população está sendo atingida de forma negativa no seu cotidiano. Há necessidade de garantia na qualidade desses serviços”, afirma.

O vereador Eraldo Roggia – MDB também destacou que a recorrente falta de energia é acentuada na ocorrência de temporais na cidade. “Muitas vezes, a comunidade fica quase uma semana sem energia elétrica, o que causa prejuízos variados aos cidadãos. É preciso que a Equatorial assuma a sua responsabilidade e apresente melhorias urgentes”, disse. Por fim, o vereador Lucianinho – União Brasil falou sobre a importância da realização de mais uma audiência pública para cobrar um melhor serviço por parte da Equatorial. “Com uma audiência pública, podem ser requisitados esclarecimentos, além de apontar as demandas dos viamonenses”, pontua.

COMISSÃO – A Comissão Representativa designada para os trabalhos de hoje é formada pelos vereadores Rodrigo Pox – Podemos, Luisinho do Espigão – PSDB, Markinhos da Estalagem – AGIR, Thiago Gutierres – PSD, Felipe Almada – Progressistas, Eda – PDT, Kiko – Podemos, Eraldo Roggia – MDB, Xandão Gomes – Republicanos, Lucas Souza – PSDB, Diego Petry – PSDB, Lucianinho – União Brasil, Duda Peres – PSDB e Dilamar de Jesus – PSDB.