O vereador Alex Boscaini – PT entregou, na sessão plenária desta quinta-feira (28), diploma de parabenização para o Viamama – grupo de apoio e prevenção ao câncer de mama na cidade, em decorrência de seus nove anos de atuação no auxílio a mulheres acometidas pela doença e pela realização de eventos de conscientização alusivos à prevenção do câncer de mama, como a Caminhada do Outubro Rosa.
A voluntária do Viamama Ana Reis recebeu o diploma de parabenização, juntamente a outras representantes, e agradeceu a homenagem da CMV, destacando que a entidade conta, atualmente, com 20 voluntárias. “O Viamama começou com oito trabalhadoras voluntárias. Não imaginávamos que cresceria tanto e que teria este reconhecimento. É uma honra e uma alegria receber esta homenagem. Precisamos de mais voluntárias, para que possamos dar continuidade a este trabalho que não conta com ajuda de custo de nenhuma entidade governamental. É um trabalho de amor, carinho, apoio e prevenção”, disse.
Ana Reis também citou a importância da lei 4148/2013, que instituiu o mês “Outubro Rosa”, dedicado a ações preventivas da saúde da mulher em Viamão. “O Viamama trouxe o movimento para o município. Consideramos esta lei como uma relevante conquista para a prevenção do câncer de mama”, destacou a voluntária.
VIAMAMA – O Viamama é um grupo criado por mulheres que tiveram câncer de mama e que, a partir da superação de suas dificuldades, desenvolveram um trabalho de apoio e atenção às mulheres acometidas pela doença, assim como a divulgação sobre a enfermidade através da prestação de informações. “Conhecedoras das carências enfrentadas em nossa cidade, essas mulheres uniram-se para que Viamão contasse com um núcleo especializado no esclarecimento sobre a doença. As mulheres da cidade são auxiliadas há nove anos, e o grupo realiza diversos eventos de conscientização, como a Caminhada do Outubro Rosa”, falou o vereador Alex Boscaini.
ENTREGA DE DESENHO – As voluntárias do Viamama também foram homenageadas pela artista Luciana Rocha, que entregou um desenho alusivo à campanha do Outubro Rosa e à necessidade do autoexame como forma de prevenção.