O líder de governo na Câmara, vereador Armando Azambuja – PSDB, junto ao Poder Executivo, anunciou que, a partir de agosto deste ano, Viamão contará com o Centro de Ensino Municipal para Pessoas com Autismo – CEMPA, que é um serviço dedicado a ofertar atendimento educacional especializado para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na faixa etária de 4 a 17 anos e 11 meses, que fazem parte da Rede Municipal de Ensino público, auxiliando-os de forma inclusiva.
O vereador Armando parabenizou os trabalhos que estão sendo realizados pela Secretaria de Educação, que agora estão tendo continuidade com a diretora do CEMPA, professora Gisele Rodrigues. Inicialmente, o CEMPA irá atender 70 estudantes, havendo possibilidade de ampliação dos atendimentos.
“Com as obras em fase de finalização, na Rua José Vieira Guimarães, n° 45, na Cohab, as equipes multiprofissionais e pedagógicas estão realizando as entrevistas com os responsáveis e a avaliação com os estudantes já está acontecendo. A previsão é que o início dos atendimentos aconteça no mês de agosto, sendo que ocorrerão no turno inverso ao da escola de origem. Os objetivos dos atendimentos são auxiliar os estudantes com TEA que não conseguem permanecer no ambiente escolar ou permanecem com pouco tempo de tolerância devido às comorbidades do Transtorno do Espectro Autista”, explica o parlamentar.
Conforme esclarece o vereador Armando Azambuja, o CEMPA ofertará Atendimento Educacional Especializado com Laboratório de Artes – Educação Física e atividades aquáticas (haverá uma piscina térmica, já instalada no local), Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Social, Nutrição e Fisioterapia.
O parlamentar completa que também será ofertada alimentação adequada, buscando auxiliar os estudantes nas questões relacionadas à seletividade alimentar.