Foi aprovado, na sessão plenária desta quinta-feira (10), o projeto de lei 61/2024, de autoria do Poder Executivo, que denomina de Largo Engenheiro Hugo Meucci Filho, o logradouro público localizado na Vila Tarumã, junto ao Lago Tarumã, na Rua Tenente Mário Telles Ferreira, em Viamão. Esta homenagem póstuma tem o objetivo de reconhecer e valorizar a trajetória e as contribuições significativas de Hugo Meucci Filho, um destacado engenheiro mecânico e eletricista.

HUGO MEUCCI FILHO – Formado em 1954 pela Universidade do Rio Grande do Sul (atualmente UFRGS), Hugo Meucci Filho residiu em Viamão, nas proximidades do Lago Tarumã. Seu pai, Hugo Meucci, foi um dos pioneiros na aquisição de terrenos no Loteamento Vila Tarumã na década de 1940. Conforme o projeto de lei, no final dos anos 1950, Hugo Meucci Filho atuou como engenheiro na Sociedade Territorial Tarumã Ltda., responsável pela implantação do Loteamento Tarumã.

O Poder Executivo destaca que, entre suas diversas funções, destacou-se na manutenção das redes elétricas, pluviais, de captação e abastecimento de água, bem como na iluminação pública e pavimentação de vias no Lago Tarumã e arredores. Como servidor público do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, trabalhou por mais de 30 anos na Secretaria de Obras Públicas, dedicando-se a projetos e assessoria para diversos municípios, incluindo Viamão.

Ainda de acordo com o projeto de lei, entre o final da década de 1970 e início da década de 1980, atuou como engenheiro assessor do Gabinete do Prefeito de Viamão, cargo que voltou a desempenhar na década de 1990. O Poder Executivo afirma, na justificativa do PL, que sua dedicação ao município de Viamão foi notável, e mesmo após mudar-se para Porto Alegre, manteve laços estreitos com a cidade, frequentemente expressando seu apreço por Viamão, dizendo: “o ar e a temperatura de Viamão são muito bons.” Hugo Meucci Filho faleceu em 2023.