Na sessão plenária desta quinta-feira (20), o vereador William Pereira- Podemos, prestou homenagem aos patrões do CTG Tropeiros do Morro Grande, Sr. José Maria Martins Barbat e a Sra. Maria da Graça Cunha Barbat. O Centro de Tradições Gaúchas recebeu mais de 115 de pessoas desabrigadas, que foram diretamente afetadas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio.
O vereador William ressaltou que o CTG Tropeiros do Morro Grande foi o primeiro da região a se voluntariar para receber as pessoas que estavam desabrigadas, da região metropolitana. Além disso, o parlamentar agradeceu pela união entre vereadores, poder público municipal e civis, que estiveram trabalhando por cerca de 35 dias no acolhimento de vítimas das enchentes.

“Hoje estamos recebendo este casal que tanto nos orgulha, pois, através deles, as portas do CTG foram abertas. Por iniciativa própria, encerraram os bailes e shows e abrigaram cerca de 115 pessoas, vindas da Vila dos Papeleiros e da Ilha da Pintada. Gostaria de saudar os voluntários, que trabalharam por aproximadamente 35 dias, e também pela participação de outros CTG ́ S da região, a Prefeitura de Viamão e demais vereadores que estiveram conosco. Por meio desses voluntários, e deste casal, nós mostramos que nosso município é ordeiro e sabe servir em momentos de necessidade. Esta homenagem é de grande merecimento, pois parar as atividades, de uma entidade que precisa receber lucros, para servir uma comunidade é um ato muito nobre”, concluiu.
A patroa do CTG, também homenageada, agradeceu ao poder público e pessoas que se voluntariaram, além de entidades que contribuíram através de doações ao abrigo. Por fim, Maria da Graça solicitou à Mesa, um momento para que fosse declarado o hino do Rio Grande do Sul.

“Peço licença para compartilhar esta moção, com todos os voluntários, que doaram seu tempo e seu amor, no cuidado de 115 pessoas. Além de empresários, entidades em geral, que através de doações generosas, tornaram tudo possível. À administração pública e à segurança pública, que estiveram nos acompanhando 24 horas por dia. Sempre repito que “uma andorinha só, não faz verão”, e reunindo todos é que as coisas acontecem. Foram dias de trabalho, união, e de crescimento individual e coletivo. Nós abrigamos pessoas e ganhamos amigos. Ao término desta jornada, só temos a agradecer a todos, inclusive aos senhores vereadores”, finalizou.