O vereador William Pereira -Podemos falou na sessão plenária desta terça-feira (14), sobre o enfrentamento das enchentes nas comunidades de Capão da Porteira e Palmares do Sul. William agradeceu a postura de receptividade que os moradores de Capão da Porteira têm tido com as pessoas abrigadas na região e solidarizou-se com o cenário de inundação em que se encontra o município de Palmares do Sul.

“Quero salientar o meu orgulho em relação às comunidades de Morro Grande, Águas Claras e Capão da Porteira. Nossa comunidade sempre mostrou muita união, mas, desta vez, eu não tenho palavras para agradecer a todas as pessoas, entidades, igrejas, comerciantes e lideranças, que estão colaborando e se dedicando a prestar solidariedade, deixando as diferenças de lado e unindo-se nesta causa. Capão da Porteira enfrentou sua pior enchente nos últimos 20 anos e, ainda assim, não podemos reclamar. A água veio, fez estragos, mas foi embora. Cenário muito diferente do que estamos vendo em outras regiões, que permanecem em estado de completa calamidade. Atualmente, estamos com o salão paroquial de Capão da Porteira completamente lotado”, disse.

O parlamentar chamou a atenção para a ajuda que os agricultores e produtores rurais têm oferecido ao município e aos distritos, e destacou o trabalho que está sendo desenvolvido pelas secretarias, junto à gestão do Poder Executivo municipal.

“No CTG Tropeiros do Morro Grande, estamos cuidando de cerca de 100 pessoas, do Humaitá, da Vila dos Papeleiros e da Ilha da Pintada. A comunidade local prontamente envolveu-se de forma acolhedora para receber as famílias que estão chegando. A Prefeitura de Viamão, a Secretaria de Saúde e de Assistência Social estão mobilizadas diariamente para oferecer apoio às pessoas que estão abrigadas em nossa região. Em Viamão, são 5 mil famílias que estão precisando de nós. Portanto, gostaria de agradecer a todos e, principalmente, aos agricultores e produtores que perderam tudo o que investiram, mas seguem na linha de frente, ajudando quem mais precisa neste momento”, destacou.

Por fim, William falou sobre sua ida a Palmares do Sul e relatou a situação do município frente às enchentes que inundaram a região. “O município de Palmares do Sul, que faz divisa com Capão da Porteira, também foi extremamente atingido, com a elevação da Lagoa dos Patos. Este município foi inundado, e ontem nós estivemos na região, levando doações. Assim como em outros municípios, Capão da Porteira disponibilizou-se para abrigar essa população que foi vítima das enchentes. São municípios que sempre foram parceiros e, por isso, estendemos nossa solidariedade, principalmente a Palmares do Sul, que guardamos com muito respeito e carinho”, concluiu.