Foi protocolado, na Câmara Municipal de Viamão – CMV, o projeto de lei 1/2022, de autoria do vereador Xandão Gomes – Republicanos, que dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento do ticket de papel biodegradável e /ou reciclável, quando for comprovante de estacionamento rotativo/parquímetro. O projeto passará pelos trâmites regimentais e posteriormente será apreciado e votado em sessão plenária.

Segundo a proposição, a empresa responsável pelo controle dos parquímetros do município de Viamão, deverá substituir o papel utilizado como ticket de comprovação de pagamento do estacionamento, procurando formas sustentáveis que não sejam prejudiciais à saúde humana e animal.

O vereador proponente falou a respeito do composto orgânico, bisfenol e como seu uso pode ser prejudicial às pessoas e aos animais.

“O presente Projeto de Lei tem como objetivo diminuir a quantidade de papel térmico usado como comprovante de estacionamento rotativo/parquímetro, tendo em vista que o papel térmico apesar de parecer inofensivo, apresenta em sua composição o bisfenol, substância que é nociva a saúde humana e dos animais”, explica Xandão.

O bisfenol é um componente que em contato com o organismo humano pode causar aborto, anomalias, tumores do trato reprodutivo, câncer de mama, câncer de próstata, déficit de atenção, de memória visual e motor, diabetes, diminuição da qualidade e quantidade de esperma, endometriose, fibromas uterinos, gestação ectópica, hiperatividade, infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, obesidade, precocidade sexual, retardo mental e síndrome dos ovários policísticos.