O vereador Xandão Gomes – Republicanos, protocolou o projeto de lei nº 79/2021, que institui o “Setembro Amarelo” que visa ajudar na prevenção ao suicídio no Município de Viamão.
Fica instituído o Setembro Amarelo, a ser referenciado, anualmente, no mês de setembro, para ajudar na prevenção ao suicídio. Deverá ser incluído no calendário anual de eventos no município de Viamão.
A proposição explana que nas edificações municipais, sempre que possível, será procedida a iluminação em amarelo e a aplicação do símbolo da campanha ou sinalização, alusivo ao tema, durante todo o mês de setembro. Poderão ser desenvolvidas ações destinadas à população, com os seguintes objetivos:
– Alertas e promover debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas;
– Contribuir para a redução dos casos de suicídio no município;
– Estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgão públicos, instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre o problema;
– Estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de ações,programas e projetos na área da educação e prevenção.
O vereador Xandão explica a importância de destacar o mês com ações para prevenção de suicídio em Viamão.
“A criação do projeto de lei visa propor a inclusão do Setembro Amarelo no município de Viamão, com o intuito de prevenir os caos de suicídio e auxiliar as pessoas que, consequentemente, sofrem por causa desse problema que atinge a maioria de jovens e adolescentes. Então, valorar a vida é objetivo do projeto de lei, tendo em vista o aumento de casos de suicídios”, diz o parlamentar.
O Centro de Valorização da Vida – CVV que realiza serviços de utilidade pública e está ligado ao Ministério da Saúde. O serviço prestado por voluntários no Estado do Rio Grande do Sul e atende 24 horas pelo número 188.