A 1ª Mostra de Artesanato dos Quilombos de Viamão aconteceu na tarde de hoje, no plenário Tapir Rocha, na Câmara Municipal de Viamão – CMV. O evento reuniu os Quilombos Peixoto dos Botinhas, Anastácia e Cantão das Lombas, apresentando o artesanato e a culinária típica da cultura quilombola. Durante a Mostra, foi oferecida degustação de pratos como canjica doce, polenta preta, negro deitado e bolo de milho. A programação contou, ainda, com exposição das atividades desenvolvidas pelos quilombos, palestra sobre a história quilombola e apresentação de dança.

O presidente da Câmara de Viamão, Francinei Bonatto – PSDB, deu as boas-vindas ao Grupo de Trabalho Consciência Negra de Viamão e parabenizou a organização do evento. “Viamão tem uma grande diversidade de culturas. É preciso apresentar à comunidade toda contribuição dos quilombos no campo cultural. Maio é o mês das mães e da abolição da escravatura, sendo importante rememorar essas datas para refletir sobre os avanços que ainda precisam acontecer”, diz o presidente. Também estiveram acompanhando os trabalhos, os vereadores André Gutierres – Progressistas, Belamar Pinheiro – PSDB, Evandro Rodrigues – PSDB e Maninho Fauri – PSD.

“Decidimos que este grupo trabalharia durante todo o ano e não somente na Semana da Consciência Negra, com o objetivo de desenvolver mais conteúdo e conhecer de maneira mais aprofundada as necessidades dos Quilombos. Ainda precisamos de muitas melhorias. Este evento é uma oportunidade para que as crianças conheçam e tenham orgulho de suas origens”, fala Edegi Gomes, membro da diretoria do Quilombo Peixoto dos Botinhas.