O projeto de lei 109/2019, de autoria do vereador Rodrigo Pox – PDT, que institui o Dia Municipal da Cerveja Artesanal em Viamão, a ser comemorado anualmente no primeiro sábado do verão, foi aprovado na sessão de ontem (22), na Câmara Municipal de Viamão – CMV.

O objetivo da proposição é promover a produção e os produtores locais da cidade, considerando-se como cerveja artesanal aquela produzida em pequena escala ou de produção limitada, fruto de receita própria com algum preparo específico.

A matéria estabelece que em caso de haver evento de cunho econômico associado ao Dia Municipal da Cerveja Artesanal, a programação deverá contemplar produtores cervejeiros em sua maioria locais, respeitando as seguintes proporções:

– 85% dos produtores cervejeiros devem ser locais.

– 10% dos produtores cervejeiros poderão ser de outras cidades e estados.

– 5% dos produtores cervejeiros poderão ser de companhias internacionais.

O vereador Rodrigo Pox destaca que os gaúchos lideram a produção de cervejas artesanais no país, tendo uma cultura forjada no empreendedorismo e na vontade de ir além dos sabores convencionais. Porto Alegre é o maior centro cervejeiro do Brasil, seguida de Caxias do Sul, que está em terceiro lugar. No ranking dos estados, o Rio Grande do Sul é também o primeiro em número de fábricas, sendo que, só no ano passado foram abertas 44 novas empresas no segmento, chegando a 86% do total nacional.

“Nosso estado deve o início da produção e do consumo à cidade de São Leopoldo, berço da colonização alemã iniciada em meados dos anos 1920. Nós, viamonenses, queremos nos integrar a este movimento, dando apoio aos nossos cervejeiros locais, com marcas já reconhecidas no segmento como Bicuda, Ibiamon, Graxaim e Zapata, e que são situadas neste município e carecem de incentivos. Este projeto tem por objetivo inserir nossos mestres cervejeiros, fomentando o segmento em nosso município, igualando nossas políticas no âmbito municipal, ao patamar já alcançado pelas políticas desenvolvidas pelo Estado”, diz o vereador Rodrigo Pox.