A cerimônia de posse dos 15 Conselheiros Tutelares titulares, sendo cinco em cada região – Sede, dos 4º e 8º Distritos e do Rural, aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), no auditório do Centro de Formação Walter Graff, com a presença de autoridades, amigos e familiares. O mandato dos Conselheiros Tutelares, que foram eleitos em outubro de 2019, vai até o dia 9 de janeiro de 2024.
O presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara de Viamão, vereador Luís Armando Azambuja – PT esteve presente na cerimônia. “Os conselheiros tutelares têm a missão de qualificar as políticas públicas em favor dos menores de idade e de nossos jovens, com ênfase às garantias contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Esses 15 defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes serão divididos em três sedes de Conselhos Tutelares aqui em Viamão. Um será para o Centro até a região dos bairros São Lucas, Martinica e Florescente, outro na parada 42, da região do Bairro São Tomé até a região da Santa Isabel/ Augusta e Cecília, e o outro na região rural, para atender Águas Claras, Capão da Porteira e Itapuã”, diz o vereador Armando Azambuja.
CONSELHEIROS TUTELARES – Na 1ª Região – 4º e 8º Distritos foram empossados como titulares: Adriana Alves, Jairo Franco, Marisa da Rosa Gouveia, Priscila Pereira Linkiewez e Gabriel Alves Cavalcante. Os suplentes são: Dalise Benites Pimentel, Fabiana Guimarães Trindade, Rodolfo Morejano Neto, Ivanildo Gonçalves e Vera Lucia da Cruz.
Na 2ª Região – Centro/Sede foram empossados como titulares: Vilma Rosane Pereira Castro, Nara Bravo Franca, Márcia Glei Pinto Medeiros, Alírio da Silva Rodrigues e Renato Pereira da Silva. Os suplentes são: Rosane dos Santos Nunes, Márcia Ermili Camargo, Laura Amélia dos Santos Cardoso, Augusto Fortunato Bottezelli Giraudo e Maico Eugênio Bittencourt Guimarães.
Na 3ª Região – Zona Rural foram empossados como titulares: Tatiane Nunes de Abreu, Karla Leal, Bruna da Cunha Galmarini, Luciane Artesã e Joana Boardman dos Reis. Os suplentes são: Juliana Minho Silva Sperotto, Nilton Luís Teixeira Trindade, Josiane Bittencurt Machado e Cristiane Fonseca da Silva.
Criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselhos tutelares são responsáveis por zelar pelos direitos de menores de idade. Entre outros deveres, caberá ainda, aos Conselhos Tutelares o atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco, que tenham o direito violado quanto à educação, cultura, esporte e convivência familiar.